Sobre a TPA

Missão

“Proporcionar um serviço público de qualidade, com colaboradores motivados, capazes de produzir programas que acrescentam valor à sociedade e estimulam o desenvolvimento”

A TPA, tem a seguinte missão:

    a) Assegurar uma programação de referência, qualitativamente exigente e promotora da valorização cultural e educacional dos cidadãos.
    b) Desenhar a sua programação de modo a facilitar o acesso ao conhecimento e saberes e ao desenvolvimento do sentido crítico do público.
    c) Atender, na sua programação, à diversidade cultural e aos diferentes estratos sociais da população que serve.
    d) Assegurar a possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião de natureza política, religiosa e cultural.
    e) Assegurar a acessibilidade dos cidadãos residentes no território nacional aos serviços de programas por si difundidos e emitir programas para os angolanos residentes no estrangeiro e cidadãos de outros países de língua portuguesa.
    f) Assegurar a adopção de tecnologia, técnicas e equipamentos que proporcionem a melhoria da qualidade e eficiência do serviço público de televisão.
    g) Promover a assimilação dos princípios, valores e direitos constitucionais vigentes, reforçando o exercício informado da cidadania e os laços de solidariedade social.
    h) Promover a produção nacional de material televisivo e outro audiovisual, nomeadamente de autores qualificados nos domínios da ficção angolana e do documentário.
    i) Promover a produção conjunta de conteúdos com outros países, especialmente SADC, CPLP e PALOPS.
    j) Ceder tempo de antena à administração pública, com vista à divulgação de informação de interesse geral.

Visão

A visão da TPA é a seguinte:

“Assegurar o serviço público de televisão, de acordo com a Lei e os Regulamentos aplicáveis, baseado em critérios de pluralidade da informação noticiosa e de programação variada e abrangente, correspondente às necessidades e interesses dos diferentes públicos.”

Valores Organizacionais da Televisão Pública de Angola

Neste ponto incluímos os valores organizacionais da TPA que representam os princípios que deverão orientar os diversos colaboradores da organização nos seus comportamentos e momentos de tomada de decisão:

    Velar pelo interesse público.
    Clareza, rigor, isenção e pluralidade na informação transmitida.
    Orientação para uma gestão de recursos e custos optimizada.
    Elevada qualificação do pessoal e formação contínua.
    Cultivar o trabalho de equipa e a disciplina organizacional.
    Proporcionar Informação imparcial.
    Privilegiar a produção própria e nacional.

 

A história da Televisão Pública de Angola – TPA se confunde com a história do audiovisual de Angola, não é por acaso que a TPA preserva no seu acervo os momentos e as imagens mais marcantes da história da Nação Angolana.

Desde 18 de Outubro de 1975, quando foi para o ar a primeira emissão de televisão em Angola, a TPA cresceu e desenvolveu-se, hoje, na qualidade de prestador exclusivo do serviço público de televisão, ela é o principal veículo de informação do País, estando presente na maioria dos lares de Angola com os três canais que emite diáriamente, designadamente, TPA 1, generalista e principal da estação, TPA 2, com enfoque para o entretanimento e juventude, e a TPA Internacional, para atender a diáspora angolana e não só, promovendo deste modo a imagem de Angola além fronteiras.

 

 
Valores da Marca

Num mundo em permanente mutação, cada vez mais exigente e competitivo, a TPA assume-se como uma organização que direcciona a sua actividade na busca de qualidade dos produtos e serviços que presta à sociedade. É neste pilar que assenta todo o trabalho de reestruturação a que a empresa tem sido submetida nos últimos tempos, com o objectivo de se colocar à altura dos novos desafios que o mercado apresenta, transformando a marca TPA num símbolo de credibilidade, em que todos os angolanos se possam rever.

 

 
Produtos e uma Nova Marca

Do vasto portfólio da programação da TPA, destacam-se os programas informativos e de entretenimento, com o propósito de diversificar ao máximo os conteúdos e ir de encontro às necessidades de um público cada vez mais exigente face a concorrência que o mercado começou a conhecer com o aparecimento da televisão privada em sinal aberto, assim como da existência de quatro distribuidores de serviços por satélite e cabo.

No quadro da preocupação permanente em melhorar a sua oferta de conteúdos, a TPA tem reestruturado gradualmente as suas grelha, lançando novos programas, que tem como divisa principal a melhoria nos serviços de informação e entretenimento, em simultâneo com uma mudança ao nível da plástica e de todo o visual das suas grelhas. ou a conhecer com o aparecimento da televisão privada em sinal aberto, assim como da existência de quatro distribuidores de serviços por satélite e cabo.


Ressurgiu igualmente a revista TVEJA que já havia sido bastante popularizada e com um segmento de mercado bem definido. O Magazine, que se pretende mais moderno e atraente, sob o ponto de vista gráfico e de conteúdo, tem como meta principal a divulgação da programação dos distintos canais da estação, o trabalho quotidiano dos seus funcionários, assim como outros temas ligados ao mundo fascinante da televisão e de interesse dos telespectadores.

O website da TPA, tem novo layout e é mais interactivo (dinâmico e funcional).

 

 
O Mercado

O mercado televisivo em Angola registou um crescimento assinalável na última década.

A indústria televisiva angolana revolucionou profundamente o relacionamento entre as pessoas, mudando estilos de vida, hábitos e costumes. Impulsionou a publicidade, como alavanca importante no desenvolvimento dos negócios potenciando igualmente o investimento estrangeiro.

Com a entrada em actividade de novos canais de televisão em Angola, o mercado tornou-se mais competitivo e atractivo e ampliaram-se as opções para os telespectadores.

 

 
Investir para o Futuro

O novo centro de produção da TPA, situado na nova urbanização de Camama, nos arredores de Luanda, é um dos mais importantes projectos para o crescimento e desenvolvimento da Empresa, e um significativo marco no processo de produção para o futuro.

Concebido de forma a integrar todas as necessidades de produção televisiva, este projecto tem claramente os olhos no futuro, onde as mais recentes tecnologias de informação, tais como equipamentos digitais e ferramentas interactivas assumem lugares de destaque.

Com uma área total de 200.000 m2, foi pensado por especialistas de referência e equipado com tecnologia inovadora.

A inauguração do Centro de Produção de Camama aconteceu apos a conclusão da primeira fase, em Setembro de 2008. O complexo tem quatro blocos principais (bloco administrativo, blocos de dois estúdios de 400 m2, blocos de dois estúdios de 800 m2, e um bloco de restauração, envolvendo um pátio com espelho de água que servirá de eixo de circulação interna, bem como de pólo para a realização de eventos sociais, filmagens e cerimónias ao ar livre.

Este Centro de Produção não só vem colmatar uma grande carência de estúdios nesta região, como também garante o relançamento dos conteúdos ficcionais na TPA.

Em suma, apostando na modernização, que tem a digitalização como eixo principal, na reestruturação global da empresa, na formação permamente dos quadros, na melhoria qualitativa da sua programação, e na extensão e melhoria da qualidade do seu sinal em todo o território nacional, a TPA está a criar as premissas essenciais para estar à altura dos desafios que a locomotiva do desenvolvimento impõe a Angola e a todo o seu povo.



PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois

Hoje

25°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

18°C

Amanhã

Depois

Hoje

15°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

15°C

Amanhã

Depois

Hoje

16°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

13°C

Amanhã

Depois

Hoje

21°C

Amanhã

Depois

Hoje

17°C

Amanhã

Depois

Hoje

14°C

Amanhã

Depois

Hoje

18°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

21°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

17°C

Amanhã

Depois

Hoje

25°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois