Sociedade

Plano para Promoção da Empregabilidade criado a pensar nos jovens

dd

SECRETÁRIA DE ESTADO PARA A JUVENTUDE, GUILHERMINA FUNDANGA MANUEL (ARQ.)

Foto: Alberto Julião/Angop

SECRETÁRIA DE ESTADO PARA A JUVENTUDE, GUILHERMINA FUNDANGA MANUEL (ARQ.)

Foto: Alberto Julião/Angop

O Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade, criado este ano pelo Governo, é um novo instrumento implementado a pensar nos jovens, disse a secretária de Estado da Juventude, Guilhermina Fundanga Alkaim.

O Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), no valor de 21 mil milhões de Kwanzas, foi aprovado em decreto 113/19 de 16 de Abril, pelo Presidente da República, João Lourenço.

A governante fez estas declarações em Catete, Icolo e Bengo, no acto das comemorações do 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude, instituído pela ONU em 1998.

Guilhermina Fundanga Alkaim aconselhou os jovens a confiarem nas suas potencialidades e a realizarem acções benignas, com vista a atingirem as suas expectativas.  

O PAPE estabelece que os empregos sejam criados e absorvidos pelo sector produtivo da economia e não pela administração pública, como muitas vezes se afirma.

A verba do PAPE será proveniente do Orçamento Geral do Estado (OGE) e do Fundo de Petróleo, devendo esse Plano servir de instrumento de gestão operacional destinado a fomentar e apoiar o espírito de iniciativa na juventude.

O plano pretende apoiar também os empreendedores já estabelecidos e os emergentes, bem como formar jovens empreendedores nos domínios técnico-profissional e de gestão de pequenos negócios, e deverá contribuir para o processo de promoção da inclusão financeira, fiscal e social dos jovens, além de fomentar o cooperativismo e o associativismo juvenil.  

O Dia Internacional da Juventude comemora-se este ano sob o lema “Educação Transformadora", que consistirá em gerar mais oportunidade de educação, ensino e formação para a juventude com vista ao seu empoderamento na sociedade.

No âmbito das festividades, foi realizada uma mesa redonda sob o tema “Os desafios da Juventude a nível global”. Foi palestrante o psicólogo Acílio Manuel, que fez uma abordagem do comportamento positivo e válido do jovem na sociedade moderna e no domínio da tecnologia no século XXI.

Ainda em alusão a data, foi inaugurada uma cooperativa de produção de sabão artesanal composta por 20 jovens e apresentado um Núcleo de Jovens Voluntários de Icolo e Bengo.

O acto de comemoração do Dia Internacional da Juventude encerrou com a entrega de material desportivo a duas equipas locais de basquetebol e de futebol.  

Fonte: Angop/AF

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo