Sociedade

O que nunca deve comer ao jantar... e as alternativas ideais

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Não, não falamos só de pizzas e hambúrgueres. O popular leite com cereais ou uma ‘saladinha’ também não são as melhores escolhas para jantar.

Certamente saberá mandar vir comida para jantar não fará nada bem à saúde nem à linha, mas outras opções que até pode ter ou fazer em casa e que podem ser igualmente prejudiciais.

Além das pizzas e dos hambúrgueres, há pelo menos mais seis pratos populares que não são boas escolhas para o jantar, segundo sublinha a Women’s Health norte-americana.

Refeições congeladas. Mesmo que lhe pareçam saudáveis, estas refeições têm altos níveis de sódio e contêm conservantes. Em vez de manter estas embalagens de comida congelada, opte por congelar as sobras das suas refeições caseiras, de forma a ter sempre à mão uma refeição saudável que só precisa de ser descongelada e aquecida.

Esparguete com molho pré-feito. Massa com molho e tomate até pode parecer algo saudável, mas se usa um molho comprado pronto poderá estar a tornar o seu jantar numa verdadeira sobremesa, tal poderá ser o teor de açúcar do molho. Além disso, a massa branca está cheia de hidratos de carbono refinados que o corpo transformará muito rapidamente em açúcar. Se lhe apetece mesmo um jantar italiano opte pelo esparguete integral e por fazer o seu próprio molho de tomate e aproveite para adicionar um pouco de proteína à refeição com umas almôndegas de peru ou um bife de frango, por exemplo.

Cereais de pequeno-almoço. Se o leite com cereais açucarados não é uma boa opção de pequeno-almoço, tão pouco será uma boa escolha ao jantar. Se gosta mesmo de jantar cereais, então deve optar por uns que tenham mais de 5gr de fibra e menos de 10gr de açúcar por dose e acrescentar-lhe manteiga de amendoim ou fruta fresca para tornar a refeição mais saciante.

Comidas picantes. Está provado que o picante acelera o metabolismo, promove níveis saudáveis de açúcar no sangue e até protege o coração, mas optar por consumir comidas picantes à noite aumenta a temperatura do corpo, agravando o refluxo gástrico, a azia e até a indigestão – o que não contribui nada para uma boa note de sono.

Só salada. Comer uma taça de alface ou espinafres parece e é uma opção saudável, mas como acompanhamento, não como refeição. Se quer comer salada ao jantar, certifique-se de que lhe acrescenta alguma proteína magra – frango, peru, atum, salmão, tofu ou feijão – e uma ou duas porções de gordura saudável (como abacate ou nozes). Tempere com azeite e vinagre ou sumo de limão.

Pão com manteiga de amendoim e/ou doce. É fácil, rápido e sabe bem, mas não é propriamente uma refeição. O pão branco e o doce ou geleia são açúcar disfarçado e até a manteiga de amendoim, rica em proteína e gordura saudável, é propícia a exageros. Fazendo com que possa acabar com uma refeição de 600 calorias e sem grande valor nutricional. Quando lhe apetecer mesmo esta combinação, opte pelo pão integral e por um doce sem açúcares adicionados e considere usar manteiga de amêndoa em vez da de amendoim, uma vez que apesar de serem muito parecidas, a primeira fornece mais vitamina E, magnésio e cálcio. E consuma esta combinação como acompanhamento e não como refeição.

Notícias ao Minuto/ AF

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