Sociedade

O leitor perguntou: As mulheres grávidas podem beber café?

dd

A maioria das gestantes opta por reduzir o limite de cafeína que consome – o que significa sobretudo limitar a ingestão de café.

Todavia, pesquisas revelam que beber café não impacta de todo o quoficiente de inteligência (QI) dos bebés ou o seu comportamento atual ou futuro. As conclusões, são de uma equipa de investigadores do Hospital Infantil Nationwide em Columbus, no estado de Ohio, nos Estados Unidos.

Para efeitos daquela pesquisa, os cientistas compararam níveis de paraxantina (um composto que decompõe o café) presente no sangue de 2,197 mulheres grávidas em dois momentos da sua gestação.

“Estes resultados asseguram-nos que a cafeína, pelo menos nas quantidades que a maioria das pessoas a consome, não apresenta um impacto significativo no desenvolvimento das crianças”, explicou o líder do estudo, o médico e professor Mark A. Klebanoff.

Ainda assim, e segundo o Serviço de Saúde Nacional Britânico (NHS), as mães devem limitar a quantidade de café que consomem, chás e quaisquer outras bebidas que contenham cafeína, já que as mesmas podem provocar a aceleração potencialmente perigosa do coração.

Fonte: Lifestyle/BA

 

 

 

 

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo