Sociedade

Inicia hoje época seca. Especialista alerta sobre cuidados a ter

dd

A utilização de agasalhos, máscaras faciais e óculos de sol, aliado a ingestão de líquidos como água, sumos, chás e outros, podem contribuir para a prevenção de doenças do fórum respiratório: pneumonia, asma, gripe e bronquite, que afectam maioritariamente crianças e idosos em época seca.

O alerta foi feito segunda-feira, nesta cidade, pelo clínico geral do hospital provincial materno-infantil, Nicodemos Gaspar, em declarações à Angop, sobre os métodos de prevenção das doenças mais frequentes na época de cacimbo, que inicia hoje, terça-feira (15 de Maio).

De acordo com o responsável, na época seca as doenças mais frequentes são as do sistema respiratório devido ao constante frio e poeira, deixando qualquer pessoa propensa a contrair infecções virais como tosse ligeira, febre, aumento de secreções nasais, bem como alergias na pele e nos olhos, daí a necessidade da prevenção.

Aconselhou as mães a agasalhar devidamente os filhos e evitar que os mesmos estejam em frequente contacto com a água, de modo a evitar o surgimento de doenças respiratórias, tida como uma das principais causas de mortalidade infantil.

Apontou a bronquite, asma, gripe, resfriado, pneumonia, rinite, sinusite, amigdalite e faringite, como sendo as doenças sazonais mais frequentes nesta época de frio, tendo em conta que a temperatura diminui e fica seca, aumentando a poluição do ar, pela falta de chuva e ventos.

TPA com Angop / EB

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo