Sociedade

31 de Janeiro de 2012

Governo tira famílias da Vala do Soroca e dá-lhes casas no Zango 3 (Tj)

Governo tira famílias da Vala do Soroca e dá-lhes casas no Zango 3 (Tj)
casas sociais

Realojamento em Luanda benficia oitenta e nove famílias. são angolanos que passam a ter habitações condiganas depois de anos a viver em condições precárias próximo às valas de drenagem do Suroca, no Samizanga.  A unidade técnica de gestão do saneamento de luanda, no quadro da requalificação das valas da capital, desalojou essas famílias, durante último fim de semana. Elas estão agora realojadas no zango-3.

Apesar das mudanças terem sido feitas durante o ultimo fim-de-semana, no local ainda estão pessoas que não foram abrangidas pelo projecto e aguardam com ansiendade.

José Lubato, habitante da área, confessou à TPA ter perdido ali cinco filhos por doenças ligadas a condições de falta de saneamento, o que  o forçou   a mudar de casa. Um caso que comoveu os vizinhos.

 Para trás ficam na memória  os piores dias de quem nunca pensou em ter uma casa condigna. Com muita satisfação a senhora Conceição  Capusso dá os primeiros passos para um pequeno negócio que garante o seu auto-sustento, e confirmou estar a viver em melhores condições.

 No Zango Três, as mais de oitenta familias  começam  uma nova vida  com  esperança de dias melhores embora reconhecem que não seja fácil.

A  primeira fase da requalificação da vala de drenagem do Suroca teve inicio em 2007. A  mesma  vai da Lagoa de São Pedro  á  Lagoa Velha  nas imediações da Comarca de Luanda.

« voltar