Sociedade

Governador do Huambo defende domínio das TIC por parte dos professores

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JOÃO BAPTISTA KUSSUMUA, GOVERNADOR DO HUAMBO

Foto: Valentimo Yequenha

JOÃO BAPTISTA KUSSUMUA, GOVERNADOR DO HUAMBO

Foto: Valentimo Yequenha

A necessidade dos professores do país dominarem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foi defendida hoje, quinta-feira, na província do Huambo, pelo governador local, João Baptista Kussumua.

Discursando na abertura do conselho consultivo do Ministério da Educação, que decorre até sexta-feira, justificou que o domínio das TIC permite contribuir no combate dos efeitos nocivos da globalização no processo de ensino-aprendizagem.

Afirmou que a sociedade angolana está exposta, nesta era da democratização total do saber, a vários perigos, através da disponibilidade e fácil acesso da informação.

"O desafio que se coloca para se alcançar o conhecimento já não é o acesso, mas, sim, a selecção daquilo que é relevante para o rumo daquilo que se quer tomar e do tipo de actividade produtiva que se quer desenvolver", ressaltou.

Referiu, ainda, que o conceito de analfabetismo mudou drasticamente na sociedade moderna, exigindo o domínio das técnicas e ferramentas da comunicação digital, diferente dos tempos idos.

“O desafio de construir e educar homens é maior, para que possa ser capaz de expressar-se na linguagem digital e mover-se em pé de igualdade com outros cidadãos do mundo virtual”, disse.

Perante este novo paradigma, o governador da província do Huambo afirmou que os actores do processo educativo são chamados para que, de forma exequível, conduzam com maior realeza os propósitos que se pretendem no sector.

Considerou fundamental que os docentes saibam escolher o que e como ensinar, dentro dos valores e realidade cultural da angolanidade, sem descurar as valências do processo de desenvolvimento e evolução dos tempos para se alcançar a excelência e qualidade de ensino desejada.

João Baptista Kussumua disse esperar que este conselho consultivo desperte nos actores do processo educativo do país a sensibilidade e a consciência da importância de conceitos como analfabetismo, literacia e comunicação digital, contexto pedagógico virtual, vídeo-aulas e outros que muito rapidamente vão ocupando um espaço, cada vez mais, central na pedagogia que se faz na sociedade actual.

Fonte: Angop/AF

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