Sociedade

Chuva causa estragos no Chongoroi

dd

Quinhentas e setenta pessoas encontram-se ao relento em consequência da chuva acompanhada de forte vento que se registou domingo último, na sede municipal do Chongoroi, província de Benguela, informou esta terça-feira, o administrador local, Herculano Neto.

Falando ontem num programa radiofónico, Herculano Neto adiantou que 95 residências ficaram sem os tectos e que outras infra-estruturas sociais, duas escolas do I ciclo, instalações da repartição local da Educação e uma igreja, ficaram parcialmente destruídas.

O responsável disse que foram afectadas casas dos bairros Cambambe I e Cambambe II, tendo considerado que a velocidade do vento era anormal e que mais se parecia a um tornado, fenómeno climático mais frequente na América do Norte e parte da Ásia.

Neste momento, avançou o administrador, decorrem trabalhos de reposição dos tectos, contando com o apoio da administração do Chongoroi e de pessoas singulares.

“O vento encontrou serventia porque, por costume, a população tem o hábito de colocar bloco de adobe (artesanal) sobre as chapas de zinco, ao invés de grampá-las, o que terá facilitado a acção da tempestade”, disse o administrador.

Quanto à repartição municipal da Educação, aproveitou a ocasião para tranquilizar os concorrentes do concurso público para o professorado, pois, “tudo está salvaguardado, porque os processos estavam arquivados em armários metálicos”, disse.

Deu a conhecer que, tão logo surgiu essa situação, a administração reuniu-se de emergência e concluiu que tanto as aulas como o concurso público não serão afectados, visto que uma escola de cinco salas de aulas deverá albergar provisoriamente os alunos do I ciclo.

Ainda sobre as duas escolas, frisou que um empreiteiro encontra-se já no terreno e neste momento está a desmontar as ferragens para, no prazo de 30 dias, tentar restaurá-las-

Sem apontar data, assegurou que as provas (para os alunos das escolas abrangidas) vão decorrer normalmente, apesar deste imprevisto que deixou as duas instituições escolares momentaneamente fora de serviço.

O município do Chongoroi está subdividido administrativamente por três comunas, a sede municipal (Chongoroi), Bolonguera e Camuine.

Fonte: Angop/LD

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo