Sociedade

Cancro do colo do útero” movimento mais mulher" engajada na prevenção da doença

dd

"Movimento mais Mulher” é uma organização feminina que tem como objectivo despertar a mulher angolana sobre o cancro do colo do útero.

Rossana Dias é uma das mentoras do movimento e revela que “ a organização  lembra as mulheres  angolanas  que cada uma delas nasceu com um dom, o poder de fazer a diferença e mostrar que juntas podemos mais,  podemos até mudar o mundo se nos unirmos.” referiu

De acordo com a mentora o movimento é  composto por 12 jovens que actuam em diferentes sectores, que querem mostrar que não importa a religião, raça, condição física e social, cada uma de nós tem algo para mostrar ao mundo.

O movimento vai agora abraçar uma causa pouco  conhecida entre as mulheres e divulgada em Angola, o cancro do colo do útero. Avançou Rossana Dias.

Segundo a mentora do projecto, a organização conta já com o apoio da direção do Instituto Nacional de Oncologia que prêve formar as integrantes do movimento e dota-las de conhecimentos sobre a doença a fim de puderem falar com propriedade sobre o assunto ao longo das suas campanhas de sensibilização


Loide Neto outra integrante, disse que “ a prevenção por rastreio do cancro do colo do útero é um drama entre as angolanas por ser uma doença silenciosa que afecta principalmente as mulheres adultas, por isso é importante que se faça os exames ginecológicos de forma periódica”

Na agenda da organização consta  campanhas de divulgação sobre a doença nas Universidades, Igrejas, bairros e mercados 
Neste momento o movimento luta para angariar fundos para doar ao Instituto Nacional de Oncologia

TPA/ Esperança Gaspar


PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo