Campanha de desparasitação abrange mais de 100 mil crianças no Zaire
Cento e quarenta e quatro mil e 222 alunos com idades entre os cinco e os 15 anos, na província do Zaire, começaram nesta segunda-feira a ser administrados com albendazol e praziquantel, no âmbito da campanha de desparasitação contra as parasitoses intestinais.
A campanha abrange alunos de 288 escolas primárias e do I ciclo do ensino secundário e foi aberta pelo governador provincial em exercício, António Félix Kialungila.
Esta cruzada contra as parasitoses intestinais realiza-se pela sexta vez nesta região e insere-se no quadro das estratégias integradas de controlo às doenças tropicais negligenciadas definidas pelo Ministério da Saúde, em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A empreitada se propõe combater as parasitas intestinais como helmintíases, com a administração do albendazol, assim como as shistomiases ou bilharziose, por intermédio do praziquantel.
A mesma decorre em parceria entre a direcção provincial da Saúde, organização não-governamental “Mentor Initiative” e gabinete provincial da educação.
Em declarações à imprensa, o coordenador do programa de luta contra as doenças tropicais negligenciadas da Mentor Initiative, Luís Madureira Lufunda, disse que a província recebeu 361 mil comprimidos de praziquantel e 235 mil de albendazol para esta campanha.
O lançamento da campanha decorreu na escola primária nº271 e contou com a presença do director do gabinete provincial da educação, Ângelo dos Passos, e de responsáveis da ONG Mentor Initiative.
Fonte: Angop/AF