Sociedade

20 erros que comete ao escovar os dentes

dd

É certo e sabido que se deve escovar os dentes várias vezes ao dia para evitar as cáries. Mas já se questionou se o faz corretamente? Não basta escovar os dentes frequentemente, é preciso fazer essa higiene da maneira correta. 

Veja 20 erros que pode estar a cometer ao lavar os dentes.

Escovar os dentes logo após as refeições

Ao contrário do que os seus pais lhe ensinaram, não se deve escovar os dentes logo após as refeições. Recomenda-se esperar cerca de 30 minutos para permitir que o pH da boca volte aos níveis normais, uma vez que alguns alimentos ácidos podem deteriorar o esmalte dos dentes.
Usar muito tempo a mesma escova

A aparência talvez não seja o melhor indicador para saber quando deve trocar a sua escova de dentes. Em geral, deve trocar de escova a cada três meses. Vários estudos têm demonstrado que uma escova de dentes desgastada pode faz mais mal do que bem. Isto porque após três meses, as bactérias e restos alimentares podem ficar permanentemente alojados na escova.
Não escovar a língua

Muitos de nós esquecem-se da língua ao escovar os dentes. Mesmo que a sua língua não necessite tanto quanto os seus dentes, é preciso passar a escova algumas vezes para "livrar" a sua boca das bactérias causadoras de mau hálito

Usar uma pasta de dentes sem flúor

Os adultos são aconselhados a escovar os dentes diariamente com uma pasta com flúor. Esta substância protege o esmalte do dente do ácido responsável por causar cáries.

Escovar com muita força

Ao contrário de pratos sujos, escovar os dentes com mais força não vai necessariamente deixá-los mais limpos. Na verdade, colocar muita força na escovação pode até ter o efeito contrário e danificar os dentes. Esse efeito abrasivo é reduzido se você escovar mais devagar.

Usar uma escova de dentes muito dura

Uma escova de dentes mais dura não limpa necessariamente melhor do que uma mais macia. Na verdade, os dentistas recomendam o uso de uma escova de dentes macia. O risco de danificar as suas gengivas, por exemplo, será menor e terá mais flexibilidade.

Usar muita pasta de dente

Colocar uma enorme quantidade de pasta de dentes na escova não tornará a lavagem mais eficaz. Na verdade, será apenas um desperdício. Verifique na embalagem a quantidade recomendada. Com muita pasta, terá uma falsa sensação de ter uma melhor higiene, o que o pode levar a negligenciar certas partes da boca.

Escovar muito rápido

De manhã, frequentemente estamos com muita pressa para passar muito tempo a escovar os dentes. No entanto, uma boa lavagem dos dentes deve durar de dois a três minutos. Nesse tempo, conseguirá mandar embora qualquer resto comida e evitará a acumulação de tártaro

Não usar fio dentário

O fio dentário não deve ser negligenciado. Ao não usar, está a deixar de limpar um terço da superfície do dente, de acordo com os dentistas

Esfregar os dentes
É importante não esfregar os dentes como se estivesse a lavar uma leguminosa. Recomenda-se que a escovagem seja feita de modo suave, de cima para baixo, adotando um movimento circular.
Escovar apenas "a parte mais importante"
Quando sorrimos, só mostramos os dentes da frente. Isso não quer dizer, no entanto, que podemos esquecer-nos dos restantes dentes. Uma escovagem eficaz inclui todos os dentes. Dessa forma, evita visitas habituais ao dentista.
Seguir sempre a mesma ordem
Muitos de nós seguem a mesma rotina, começando a escovagem na parte inferior e terminando na parte de superior, por exemplo. Para não se esquecer de nenhuma área, a Associação Americana de Dentistas aconselha a começar de um lugar diferente ao escovar os dentes. Dessa forma, cada dente receberá a mesma atenção.
Usar a escova de dentes errada
Cada boca é diferente, e o mesmo tipo de escova de dentes não será necessariamente adequado a todas as pessoas. A sua escova de dentes pode ser muito pequena ou muito grande para si, impedindo que alcance todos os seus dentes ou até mesmo correndo o risco de danificá-los. Quando for ao dentista, peça ajuda para escolher a sua próxima escova de dentes.
Não escovar os dentes todos os dias
Deve escovar os dentes após as principais refeições. Se escovar os dentes apenas uma vez por dia, é melhor fazê-lo à noite, antes de ir para a cama.

 

Escovar os dentes muitas vezes

Demais também é aconselhável. Isto serve para a higiene bucal como para qualquer outra área. Se costuma escovar os dentes mais de três vezes ao dia, corre o risco de danificar o esmalte e as gengivas.
Usar a escova de dentes de outra pessoa

Cada pessoa deve ter a sua própria escova de dentes, não sendo aconselhável a troca de escovas. Isto porque as escovas de dentes podem alojar vírus e bactérias diferentes. Você pode, por exemplo, apanhar vírus da gripe ao usar uma escova de dentes de uma pessoa doente.

Escovar os dentes no banho

Escovar os dentes no banho pode parecer o plano perfeito: economizará tempo e estará menos propenso a sujar as torneiras ou o espelho com manchas de pasta. Mas ao levar a sua escova de dentes para o banho, ficará menos concentrado no que está a fazer. Resultado: vai esquecer-se de certas partes da boca e escovagem não será tão eficaz.
Não prestar atenção no que está a fazer
É importante concentrar-se ao escovar os dentes. De preferência, deve fazê-lo ao espelho para se certificar de que está a escovar todos os seus dentes.
Não enxaguar a escova de dentes e deixá-la para baixo

Depois de escovar os dentes, não deve simplesmente deixar a sua escova no copo. Em primeiro lugar, de acordo com o fabricante de escovas de dentes GUM, deve lavá-la para tirar qualquer sujidade ou resíduo de pasta de dentes. Depois é aconselhável não a deixar na posição vertical para permitir que as cerdas sequem.

Não ir ao dentista

Mesmo com a melhor técnica de escovagem do mundo, não deve negligenciar a ida ao dentista. É recomendável que se faça um check-up a cada seis meses.

Fonte: msn lifestyle/BA

 

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

27°C

Amanhã

Depois

Hoje

28°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois

Hoje

21°C

Amanhã

Depois

Hoje

18°C

Amanhã

Depois

Hoje

21°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

27°C

Amanhã

Depois

Hoje

18°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois

Hoje

21°C

Amanhã

Depois

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

27°C

Amanhã

Depois

Hoje

22°C

Amanhã

Depois

Hoje

22°C

Amanhã

Depois

Hoje

28°C

Amanhã

Depois

Hoje

27°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois