Política

PR reafirma cooperação com a Namíbia

dd

JOÃO LOURENÇO NA TOMADA DE POSSE DE HAGE GEINGOB SAUDANDO-SE À COTOVELADA

Foto: DR (Divulgação Novo Jornal)

JOÃO LOURENÇO NA TOMADA DE POSSE DE HAGE GEINGOB SAUDANDO-SE À COTOVELADA

Foto: DR (Divulgação Novo Jornal)

O Presidente da República, João Lourenço, manifestou neste sábado, em Windhoek, o desejo de Angola reforçar a cooperação e a amizade com a Namíbia, tendo em vista o estreitamento dos laços existentes entre os dois povos e países.

João Lourenço testemunhou o empossamento de Hege Geingob para um segundo mandato na liderança do Estado namibiano por mais cinco anos, no dia que o país assinala 30 anos de Independência do então regime do Apartheid da África do Sul.

Ao tomar a palavra no acto, o Estadista angolano afirmou que durante a luta de libertação angolanos e namibianos celebraram um pacto de sangue eterno, amizade, irmandade e cooperação.

João Lourenço sublinhou que a independência alcançada há 30 anos é resultado da luta armada feita com o sacrifício de muitos namibianos.

O Presidente da República afirmou que apesar de o mundo enfrentar uma grande ameaça do novo coronavírus (Covid - 19), teve de ir à Namíbia por se tratar de uma missão necessária e inadiável.

Os presidentes do Botswana, Mokgweetsi Masisi, e do Zimbabwé, Emmerson Mnangagwa, enalteceram os ganhos da luta comum contra o colonialismo e pela dignificação dos povos da África Austral.

Também manifestaram o interesse de elevar as relações económicas ao nível dos excelentes entendimentos políticos.

O Presidente da República, João Lourenço, tem regresso a Luanda previsto para hoje.

Fonte: Angop/AF

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo