Política

Ex-presidente de Moçambique está em Luanda

dd

Armando Guebuza, chefe da Missão de Observadores da União Africana (UA) em São Tomé nas eleições de São Tomé e Príncipe

Armando Guebuza, chefe da Missão de Observadores da União Africana (UA) em São Tomé nas eleições de São Tomé e Príncipe

O antigo presidente de Moçambique, Armando Guebuza, chegou esta manhã a Luanda, em trânsito para o seu país, proveniente de São Tomé e Príncipe, onde chefiou a equipa de observadores da União Africana às eleições presidenciais neste Estado lusófono.

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o estadista considerou que as eleições em São Tomé e Príncipe foram  livres e  transparentes, apesar de alguma contestação de alguns concorrentes.

Explicou que o presidente cessante, Manuel Pinto da Costa, e outros candidatos estão no direito de impugnar as mesmas, agora aguarda-se pela decisão das autoridades eleitorais.

As eleições neste arquipélago africano que aconteceram no passado domingo foram ganhas pelo candidato apoiado pelo actual governo em São Tomé, Evaristo Carvalho, com 50,1 porcento dos votos.

Por outro lado, Armando Emílio Guebuza disse que vai aproveitar a escala técnica para rever os amigos, visitar a Cidade do Kilamba e alguns locais turísticos, nomeadamente a Fortaleza (Museu de História Militar), bem como a Marginal e a Baía de Luanda.

Armado Emilio Guebuza foi presidente de Moçambique de 2005 a 2015 e foi substituido neste ano por Filipe Niusy.

Fonte: ANGOP/BA

 

 

 

 

 

 

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo