Política

Chefe de Estado viaja hoje para o Rwanda

dd

O Presidente da República, João Lourenço, viaja hoje para o Rwanda, para participar na cimeira quadripartida para a normalização das relações entre o Rwanda e o Uganda.

De acordo com uma nota da Secretaria dos Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República, a cimeira quadripartida, anunciada no início do mês, decorre na localidade de Gatuna/Katuna, junto à fronteira entre o Rwanda e Uganda.
Além da presença do Chefe de Estado angolano, o encontro também vai juntar os presidentes do Uganda, Yoweri Museveni, Rwanda, Paul Kagame, e da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi. Segundo a nota, a reunião dos quatro presidentes foi decidida na mais recente cimeira do grupo, que aconteceu em Luanda, no dia 2 deste mês. A cimeira de amanhã é a quinta dedicada a ultrapassar as tensões entre o Rwanda e o vizinho Uganda, que duram há vários anos.
A primeira cimeira aconteceu a 31 de Maio de 2019, em Kinshasa (RDC), enquanto a cidade de Luanda acolheu as outras três, realizadas a 12 de Julho, 21 de Agosto de 2019 e 2 de Fevereiro de 2020.
O Presidente da República regressa a Luanda amanhã, depois do fim da cimeira. Na sexta-feira, o Comité Ad Hoc para a implementação do Memorando de Entendimento de Luanda entre o Rwanda e o Uganda reuniu-se em Kigali, para avaliar os progressos alcançados.

FONTE:JA/AG

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo