Nacional

Hospital pediátrico beneficia de 200 mil dólares mensal da Sonangol

dd

Carlos Saturnino, PCA da Sonangol

Foto: Joaquina Bento

Carlos Saturnino, PCA da Sonangol

Foto: Joaquina Bento

Duzentos mil dólares vão ser disponibilizados pela Empresa Petrolífera Sonangol para suprir as carências do hospital “David Bernardino” nos termos de um memorando assinado entre as duas instituições hoje, sexta-feira, em Luanda.

O memorando foi assinado pelo Presidente do Conselho Administração da Sonangol, Carlos Saturnino, e o Director geral do hospital pediátrico, Francisco Domingos, na presença da Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

O protocolo terá duração de um ano, com o início no dia da assinatura, e consiste na concessão de assistência não especializada e não tipificada, para que o hospital possa obter bens e serviços necessários a sua actividade primária de assistência médica aos pacientes infantis.

Segundo o Director-geral do hospital pediátrico “David Bernardino”, Francisco Domingos, o gesto é louvável e servirá para cobrir e minimizar as diversas dificuldades que a unidade apresenta.

Avançou que este financiamento será canalizado em diversas áreas e será visto com a sua implementação se é suficiente para colmatar as necessidades

De acordo com Francisco Domingos, nos últimos tempos têm recebido muitas crianças provenientes dos cuidados primários de saúde dos hospitais municipais e, com isso aumentou imenso a demanda, e para uma resposta criou-se uma equipa para consultas externas que atende 24 sobre 24 horas.

“Há um défice no orçamento que não permite comprar os meios gastáveis necessitados e este apoio da Sonangol permitirá resolver os problemas existentes a nível do atendimento das crianças. O hospital tem perspectiva formativa pré-graduada de medicina e pôs-graduada e apelamos nesta área apoios para a sua execução com sucesso”, frisou.

Já para o PCA da Sonangol, Carlos Saturnino, garantiu ser um prazer imenso juntar-se ao esforço do executivo no âmbito de melhorar a saúde das crianças.

No âmbito do programa de regeneração, disse que vão  trabalhar para reorganizar a Sonangol, sendo previsão fazerem uma acção social por mês.

“Será feito um esforço premente e regular no sentido de ajudar a regenerar a saúde das crianças “, reforçou.



Entretanto, o director geral da unidade, Domingos Francisco,  deu a conhecer que está a ser construído um instituto hematológico pediátrico no recinto do hospital  “David Bernardino”, com vista atender crianças com patologias do sangue.

TPA com Angop / EB

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo