Nacional

Enfermeiros têm manuais para melhorar assistência

dd

A Ordem dos Enfermeiros de Angola (Ordenfa) lançou terça-feira, na Mediateca Nacional, em Luanda, três manuais que vão ajudar a melhorar a gestão e a assistência nas unidades sanitárias, bem como a formação média e superior de quadros do sector da Saúde.

Os manuais, intitulados a Sistematização da Assistência de Enfermagem, o Processo de Enfermagem e Anotações de Enfermagem, constituem ferramentas de trabalho para os profissionais, visando melhorar o trabalho nos hospitais, segundo o bastonário da Ordem dos Enfermeiros.
Paulo Luvualo disse à comunicação social que foram colocados à disposição dos enfermeiros 1.500 manuais, numa primeira fase, sendo 500 de cada exemplar.
O bastonário explicou que a pertinência da produção dos referidos livros tem a ver com o facto de permitirem aos profissionais de enfermagem acompanharem a evolução do estado clínico dos doentes, durante o tratamento nos hospitais do país.
Os manuais, disse, vão permitir aos enfermeiros registar melhor todas as ocorrências e alterações que ocorrerem com os pacientes durante o internamento, o que vai facilitar o trabalho do médico, na gestão do diagnóstico dos pacientes.
“Os manuais vão permitir ao médico ter informações sobre o estado do doente durante as 24 horas e outras informações colhidas, que vão servir de estudo para enriquecer os conhecimentos dos profissionais em formação e os que estão já formados”.

Fonte: JA/JS

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo