Nacional

Decorre programa do 17 de Setembro no Cuanza-Norte

dd

António Agostinho Neto - Primeiro Presidente de Angola, Heroi Nacional e Fundador do MPLA

António Agostinho Neto - Primeiro Presidente de Angola, Heroi Nacional e Fundador do MPLA

O programa do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, foi aberto nesta segunda-feira, na cidade de Ndalatando, província do Cuanza Norte.

A cerimónia foi orientada pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Paulo Tonet, em representação do governador José Maria Ferraz dos Santos.

Na ocasião, Paulo Tonet destacou o papel de Agostinho Neto na luta pela erradicação do analfabetismo em Angola e no resgate dos valores da cultura angolana, aconselhando os jovens a seguirem o seu exemplo.

O responsável disse que o fundador da Nação soube utilizar a cultura para manter a unidade do país.

Consta da jornada, que decorre sob o lema “Liberdade, educação e desenvolvimento”, a promoção de actividades desportivas, músico-cultural e a inauguração de diversos empreendimentos sociais, com destaque para escolas e postos de saúde em vários municípios da província.

No quadro das celebrações, serão inaugurados no município do Samba Caju a repartição municipal de educação, um sistema de distribuição de água no bairro Candumba, uma escola primária no Bairro Kiela e um posto de saúde no bairro Muloco.

 Já no Ngonguembo, o Hospital municipal vai ganhar uma morgue enquanto a comuna de Cavunga vai beneficiar de uma escola primária e um posto de saúde.

No município da Banga, serão inaugurados uma escola primária, parque infantil, residência para os técnicos da administração municipal, além de fontenários nos bairros periféricos da sede da circunscrição.

O município do Lucala vai contar com novo posto de saúde, na comuna De Quiangombe.

 Visitas a locais históricos e ciclos de palestras sobre “Visão de Agostinho Neto na promoção da alfabetização” e mesa redonda sobre “A vida e obra de Agostinho Neto” constam do programa.

O acto político provincial vai acontecer no dia 17 de Setembro, em Ndalatando.

Fonte: Angop/LD

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo