Nacional

Concluídas obras do terminal fluvial do Soyo

dd

As obras de construção do cais do terminal fluvial de passageiros e carga no município do Soyo, província do Zaire, iniciadas em Novembro de 2016, já estão concluídas com a previsão de entrada em funcionamento a partir do primeiro semestre de 2019.

A informação foi prestada domingo à imprensa pelo director nacional do Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA), Nazareth Neto, no final da sua visita de 48 horas ao Soyo, tendo assegurado que a partir do próximo mês de Janeiro serão concluídos os serviços administrativos de apoio ao projecto.

Expressou a sua satisfação pelo cumprimento dos prazos contratuais na implementação deste projecto adstrito ao Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA), ao contrário da província de Cabinda, onde as obras registam um ligeiro atraso.


Segundo o gestor, a província de Cabinda debate-se ainda com problema de dragagem, um situação que ficará resolvida a partir do mês de Janeiro de 2019, uma vez que já está identificada a empresa que vai executar os trabalhos.


Informou que os pequenos constrangimentos verificados no cumprimento da cronologia das acções no princípio da empreitada tinham a ver com a morosidade na alocação das verbas.


Assegurou que o Executivo angolano está seriamente engajado no relançamento da rede de cabotagem de transporte marítimo de passageiros e carga, sobretudo na região norte de Angola para facilitar a circulação entre as províncias do Zaire/Cabinda/Luanda.

À cargo de uma empresa chinesa, as obras de construção do terminal fluvial do Soyo incluem  um edifício principal, com os respectivos espaços comerciais.

Fonte: Angop / EB

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo