Nacional

Calemas na costa de Luanda vão prolongar-se até final deste mês

dd

As calemas que agitam a orla marítima de Luanda há cerca de oito dias vão prolongar-se até o final do corrente mês com marés alta e baixa, segundo fontes do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB).

O sistema de alerta instalado na Unidade de Náufragos dos bombeiros, localizada na zona da Chicala I, na Ilha do Cabo, na Ingombota,  indica que até ao momento registaram-se ondas superior a um metro e 80 centímetros de altura em dias alternativos.

Entretanto, até ao final do mês de Outubro as marés vão variar de um metro e 60 centímetros de altura caracterizada como alta, servindo de alerta a população.

Por este facto, o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros em Luanda, Faustino Minguês, reiterou o apelo as pessoas para terem precaução, principalmente aos acompanhantes de crianças.

Por sua vez, o administrador distrital da Ingombota, Hélder Balsa aconselhou os banhistas a terem cuidado na utilização das praias e a seguirem as orientações dos especialistas do PSA instalados no local.

Com cerca de 10 quilómetros de cumprimento e seis de largura, a Ilha do Cabo é habitada por aproximadamente dez mil pessoas e as praias são utilizadas por centenas de banhistas, principalmente nesta época balnear.

Fonte: Angop / EB

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo