Internacional

Trump quer desviar mais 7,2 mil milhões do Pentágono para muro com México

dd

Estes fundos permitiriam ao Executivo completar cerca de 1.400 quilómetros de muro ao longo da fronteira que separa os Estados Unidos e o México, indicou o jornal, que teve acesso a documentos internos do Departamento de Defesa.

Trump já usou fundos do Pentágono destinados a infraestruturas e ao combate ao tráfico de drogas para construir o muro, uma das promessas que o levou ao poder em 2016 e na qual tem insistido para as eleições presidenciais deste ano.

Em dezembro, o Congresso dos EUA aprovou um pacote orçamental de 1,4 biliões de dólares (1,26 biliões de euros), com verbas de 1,375 mil milhões de dólares (1,233 mil milhões de euros) para a construção do muro com o México.

Essa verba para o muro é a mesma que o Congresso aprovou em 2018 e que levou Trump a não assinar, impondo ao país uma longa paralisação administrativa, tendo depois declarado uma emergência nacional para desviar fundos de outras áreas.

Com a emergência nacional, o governo reatribuiu ao muro cerca de 6,6 mil milhões (5,8 mil milhões de euros) do Pentágono e do Departamento do Tesouro, para a construção de 376 quilómetros de vedação.

Nos Estados Unidos é o Congresso que decide o orçamento e, atualmente, esse ramo do Estado está dividido: os republicanos dominam o Senado, enquanto a oposição democrata tem maioria na Câmara dos Representantes.

Os democratas opõem-se à construção do muro e têm exercido muita pressão sobre o Legislativo para impedir a promessa de Trump.

Fonte: NM/BA

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo