Internacional

PM anuncia verba para liquidar 17% da dívida do Estado ao sector privado

dd

O primeiro-ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, anunciou que o Governo tem 2,7 mil milhões de meticais para liquidar 17% da dívida do Estado ao sector privado. A medida visa "estimular a participação do sector privado na economia nacional", referiu Carlos Agostinho do Rosário no encerramento da XV Conferência Anual do Sector Privado, em Maputo, citado nesta terça-feira pela Rádio Moçambique.

Agostinho Vuma, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), principal associação patronal de Moçambique, tinha alertado na segunda-feira o Governo e o banco central para a situação de "sufoco" e "falência em massa" de empresas do país.

Na ocasião, aquele responsável pediu ao executivo um plano para pagamento das facturas atrasadas a fornecedores, bem com do reembolso de Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) que está por liquidar.

Ao mesmo tempo, a CTA está a preparar um estudo que vai abordar a falência de empresas no país e com o qual pretende estudar com as autoridades a criação de apoios à recuperação do sector privado.

Fonte: Angop/MP

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo