Internacional

Planeta terra possui mais de 28.000 plantas com propriedades medicinais

O planeta terra possui mais de vinte e oito mil espécies de plantas com propriedades medicinais, mas muitas não são aproveitadas por falta de conhecimento e documentação, revela hoje um relatório divulgado por uma instituição botânica britânica, a Kew Gardens de Londres.

No seu segundo relatório anual, um verdadeiro censo mundial do mundo vegetal, foram listadas 28.187 plantas com virtudes medicinais, uma estimativa "provavelmente muito conservadora".

Entre as novas plantas descobertas no ano passado estão nove espécies de uma trepadeira chamada Mucuna, utilizada no tratamento da doença de Parkinson.

"O relatório destaca o grande potencial no uso de plantas, em áreas como a diabetes e a malária", explicou Monique Simmonds, vice-directora do departamento científico do jardim botânico de Londres.

O relatório recorda que as substâncias de duas plantas, a artemisinina e o quinino, são "duas das armas mais importantes" contra a malária, que matou 400.000 pessoas em 2015.

Mas apesar do seu potencial, menos de 16 por cento das espécies utilizadas em remédios estão citadas em periódicos médicos, observa o relatório.

No total, 128 cientistas de 12 países trabalharam na elaboração do relatório "Estado Mundial das Plantas", contendo 1.730 novas espécies em comparação com o ano

Entre elas estão cinco novas espécies de manihot descobertas no Brasil, sete novas aspalathus - usadas para a infusão - e uma nova Pastinaca sativa descoberta na Turquia.

O jardim botânico de Kew Gardens, no oeste de Londres, é o lar de uma das mais importantes colecções botânicas do mundo, e é um centro de pesquisa amplamente reconhecido que visa tornar o seu relatório anual uma ferramenta de referência.

TPA COM ANGOP/MP