Internacional

Delegações das Coreias e dos EUA concluem conversações “construtivas"

dd

O Governo da Finlândia disse hoje que delegados da Coreia do Norte, Coreia do Sul e Estados Unidos concluíram "construtivas" negociações diplomáticas não oficiais, prenúncio de novos encontros a nível mais elevado.

O ministério dos Negócios Estrangeiros finlandês referiu numa breve declaração que as conversações tripartidas decorreram numa atmosfera positiva e destinaram-se a "construir a confiança e reduzir tensões na península coreana”.

Muitos observadores consideram que este encontro se destina a preparar uma próxima cimeira entre os líderes das duas Coreias e o anunciado encontro entre o Presidente dos EUA Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un.

Um grupo de 18 delegados, seis de cada país, e ainda observadores das Nações Unidas e da Europa participaram nestas discretas conversações de dois dias numa mansão do século XIX nos arredores de Helsínquia.

O encontro terminou na segunda-feira com um jantar num restaurante de Helsínquia, indica a agência noticiosa Associated Press (AP).

Os 'media' não foram informados da identidade dos delegados e os temas em debate, com o chefe da diplomacia finlandesa Timo Soini a apenas referir na terça-feira que a desnuclearização não estava na agenda.

No entanto, foi revelado que o diplomata norte-coreano Choe Kang Il, responsável dos assuntos norte-americanos para o seu Governo, esteve entre os delegados de Pyongyang, enquanto a delegação norte-americana terá incluído Kathleen Stephens, antiga embaixadora dos EUA na Coreia do Sul.

As conversações de Helsínquia decorreram apenas alguns dias após a conclusão das conversações separadas na vizinha Suécia, no sábado, do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, Ri Yong Ho.

Fonte: Notícias ao Minuto/AF

PUBLICIDADE
voltar ao topo