Economia

Sector energético no centro das prioridades do governo Angolano

dd

O governador do Namibe, Carlos da Rocha da Cruz, assegurou hoje (sábado) que uma das prioridades para esta província cinge-se fundamentalmente no sector de energia, com aquisição de novos meios eléctricos, evitando deste modo as restrições de energia que se verifica em alguns bairros da cidade.

O governante que falava no acto provincial que marcou o 42º aniversário da Independência Nacional, disse que neste momento o quadro é favorável com a entrada em funcionamento da nova turbina eléctrica de 28 megawatts, o que tem permitido fornecer energia eléctrica a cidade, mas ainda assim há toda necessidade de se investir com novos equipamentos para substituição de todas as linhas críticas e absoletas.

Esclareceu ainda que no município do Tombwa, estão instalados sete grupos de geradores com capacidade de produção de 7.36 megawatts, enquanto nos municípios do Virei, Camucuio e Bibala, têm uma capacidade instalada de produção, superior às reais necessidades de consumo. Para contrapor tal situação, o governante sublinhou que alguns contactos estão em curso junto dos investidores e empresários do ramo energético, interessados a produzir energia solar.

Assegurou que outros contactos têm sido encetados junto do Ministério de Energia e Águas, com vista a materializar a construção da barragem de Baynes, junto á fronteira entre Angola-Namíbia, no sentido de atenuar a gritante falta de capacidade de energia eléctrica que se faz sentir nas provinciais mais a sul do país de Angola e a região norte da Namíbia.

Com relação ao problema da água, Carlos da Rocha Cruz garantiu que a primeira fase do projecto de construção do sistema de abastecimento de água e de saneamento a cidade de Moçâmedes foi concluído com a substituição total da rede antiga por uma nova. “Actualmente conta com uma capacidade estimada em mais de 170 quilómetros e 21 mil e 90 ligações domiciliárias”, disse.

Na sequência de construção da nova rede, foi construída uma nova central de captação moderna, Estação de Tratamento de Água (ETA) com uma capacidade de armazenamento de 20 mil metros cúbicos de água potável, bem como, uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) com a capacidade de oito mil metros cúbicos.

Segundo ainda o governante, nos demais municípios terminaram igualmente as respectivas primeiras fases do projecto de abastecimento de água potável às sedes municipais e está em curso, as fases subsequentes que permitirão o reforço de abastecimento às indústrias e zonas periféricas. “No meio rural, as atenções estão viradas na recuperação de chimpacas para proporcionar às populações maior volume de água para o seu consumo e abeberamento do gado”, acrescentou.

Apontou ainda os sectores agro-pecuário, minaraleiro, de que a provincial é potencial, como a mola impulsionadora para a diversificação da economia da província, tendo apelado aos novos investidores a implantar indústrias transformadoras na província. Garantiu ainda que brevemente serão inaugurados no município do Tombwa o Entreposto e o Porto Pesqueiro, com a capacidade de atracagem e descarga em simultâneo de vários navios.

No domínio de produção de sal, sublinhou que o governo está a trabalhar para recuperar e melhorar o aumento dos níveis de produção e a necessidade de baixar os custos de produção, melhorar qualidade do produto e interagir a rede nacional de distribuição, para escoar o produto a outros cantos da província e quiçá, fora do país.

"Exortamos aos técnicos do sector das pescas, empreendedores locais, agricultores a desenvolver a produção e alargar suas respectivas unidades, com vista a elevar a província aos níveis mais altos de desenvolvimento económico e social.”, Finalizou.

Fonte: Angop/MP

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo

Hoje

21°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

18°C

Amanhã

Depois

Hoje

18°C

Amanhã

Depois

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

18°C

Amanhã

Depois

Hoje

17°C

Amanhã

Depois

Hoje

25°C

Amanhã

Depois

Hoje

15°C

Amanhã

Depois

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

17°C

Amanhã

Depois

Hoje

22°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

21°C

Amanhã

Depois

Hoje

25°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

25°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

21°C

Amanhã

Depois