Economia

Preparados dois mil hectares no projecto agro-industrial do Cuimba

dd

Dois mil hectares, dos quais mil e 500 para o cultivo de milho e 500 de soja, foram preparados este ano no projecto agro-industrial de Diadia, município do Cuimba, província do Zaire. De acordo com o director da fazenda, o Zimbabueano Ridgeway Nyahanana, que falava hoje à Angop, o milho, uma cultura com período de maturação de quatro meses, começou a ser semeado no princípio deste mês numa área de 500 hectares.

O cultivo de soja, um cereal com menos de um mês de maturação em relação ao milho, terá início um mês depois, segundo a fonte, para que a colheita de ambas as culturas seja feita em simultânea.

Explicou que parte considerável destes cereais se destina à produção da ração animal, que deverá alimentar 100 mil galinhas dos futuros aviários em construção na fazenda, prevendo-se, para Maio do próximo a sua entrada em funcionamento.



Para o efeito, segundo ainda o responsável, foram construídos silos com a capacidade de 24 mil toneladas, para o armazenamento de cereais e uma moagem que deverá produzir 200 toneladas de ração/mês.

Actualmente, acrescentou, a fazenda emprega 60 trabalhadores, recrutados localmente, número que poderá ascender a 500 funcionários, quando os aviários começarem a produzir galinhas e ovos.

Revelou que a irrigação dos hectares em cultivo está ser feita através de um sistema denominado Pivot, tendo sido colocados quatro destes, com a capacidade de irrigar 250 hectares.


Quanto ao impacto ambiental deste projecto na área, Ridgeway Nyahanana, ressalvou que foi feito um estudo neste domínio para diminuir os efeitos negativos ao ambiente, frisando que será feita análise dos solos para se determinar a quantidade recomendável dos fertilizantes a ser utilizada.

Acrescentou que serão observadas as normas internacionais no uso dos fertilizantes, com vista a salvaguardar o ambiente.

Queixou-se do mau estado da via que liga o Cuimba a Mbanza Kongo, que dificulta o transporte dos in puts e material necessário para implementação efectiva deste projecto localizado a 12 quilómetros a leste da vila do Cuimba.



No domínio da acção social, o interlocutor avançou que a empresa “Cofergepo”, a quem foi confiada, em meados deste ano, a gestão deste projecto pelo Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, pretende construir escolas, postos, entre outras infra-estruturas para as comunidades circunvizinhas.

Ainda neste âmbito, prosseguiu, serão formados jovens das comunidades para a sua inserção futura ao projecto agro-industrial.



O projecto agro-industrial do Cuimba começou a ser implementado em Setembro de 2014, numa área de três mil hectares, por uma empresa chinesa.

Inicialmente, este programa previa uma produção anual de 15 mil toneladas de milho e cinco mil de soja, assim como 50 mil galinhas de corte e 12 milhões e 500 mil ovos/ano, com custos avaliados em sete biliões e 900 milhões de kwanzas, na altura.



O prazo de execução inicialmente previsto era de 60 meses e incluía a construção de três silos com a capacidade de armazenar 15 mil toneladas de cereais e uma unidade de produção de ração animal, com a capacidade de 150 toneladas/dia, cuja mão-de-obra rondaria aos 300 funcionários.

A primeira safra de cereais neste projecto foi feita em Abril de 2016, com a colheita de aproximadamente mil e 800 toneladas de milho e 50 de soja.


O município do Cuimba localiza-se no extremo nordeste da província do Zaire e conta com uma população calculada em 69 mil e 194 habitantes.

Fonte: Angop/MP

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

18°C

Amanhã

Depois

Hoje

17°C

Amanhã

Depois

Hoje

21°C

Amanhã

Depois

Hoje

16°C

Amanhã

Depois

Hoje

17°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

17°C

Amanhã

Depois

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

17°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

22°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

25°C

Amanhã

Depois

Hoje

21°C

Amanhã

Depois