Economia

Multicaixa Express é introduzido em Julho

dd

Um novo sistema de pagamentos via Internet estará operacional entre Julho e início de Agosto de 2019, anunciou ontem, em Luanda, o presidente do Conselho Executivo (PCE) da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), a sociedade gestora da rede Multicaixa, José Gualberto de Matos.

O novo aplicativo, denominado Multicaixa Express, tem como objectivo oferecer uma nova solução para efectuar pagamentos de serviços públicos, consultas, levantamentos e transferências através do telefone, permitindo ter o Multicaixa sempre disponível.
Em declarações à imprensa no acto de lançamento da nova aplicação, José Gualberto de Matos disse que o objectivo estratégico da EMIS é reduzir a utilização do cartão físico nas transacções comerciais.
No futuro, os próprios bancos poderão deixar de emitir o Multicaixa porque será criado um cartão virtual associado a uma conta de telefone, que permitirá realizar todas as operações bancárias.
Numa primeira fase da implementação do Multicaixa Express, a prioridade serão os pagamentos “online”, que poderão dinamizar o comércio electrónico com os pagamentos de luz, água, televisão, Internet, bilhetes de passagem, carregamentos de telefone, transferências bancárias e levantamentos de dinheiro sem cartão físico.
Outra vantagem serão os pagamentos feitos nas lojas com recurso ao telemóvel, processo que já está a ser im-plementado pela EMIS. “A partir do momento em que estas operações forem realizadas todas através do telefone, os cartões físicos vão perder importância”, acredita José Gualberto de Matos.
Segundo o PCE da EMIS, o novo projecto contribui para a massificação dos pagamentos electrónicos e também para impulsionar o acesso dos cidadãos aos serviços bancários.
Em relação aos números, a EMIS atingiu mais de 4,5 milhões de cartões emitidos e quatro milhões de operações realizadas. Mensalmente, são movimentados cerca de 559 mil milhões de kwanzas na rede Multicaixa.

Fonte: JA/LD

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo