Economia

Maputo acolhe encontro empresarial China-CPLP

dd

Primeiro-ministro moçambicano, Alberto Vaquina.

Primeiro-ministro moçambicano, Alberto Vaquina.

O primeiro-ministro moçambicano, Alberto Vaquina, abre hoje em Maputo o 10.º encontro empresarial entre China e países de língua portuguesa.


O encontro, que reúne cerca de 500 empresários e representantes de câmaras de comércio e agências de promoção de investimentos, visa promover o relacionamento comercial e outras formas de parceria, além da identificação de janelas de oportunidade de investimento.


A China enviou ao encontro empresarial o representante do Conselho para a Promoção do Comércio Internacional e o presidente do Instituto de Promoção do Comércio e Investimentos de Macau.


O formato destas reuniões foi celebrado em 2003 pelos ministros do comércio da China e de todos os países de língua portuguesa (excepto São Tomé e Príncipe, que não tem relações diplomáticas com Pequim), no âmbito do Fórum Macau.


O Fórum foi criado pela China como plataforma de ligação aos países de língua portuguesa, devido ao seu desenvolvimento e à sua distribuição por quatro continentes, com grandes reservas naturais não exploradas e que, no seu conjunto, representam um mercado de consumo de mais de 200 milhões de pessoas. 


A reunião empresarial de Maputo é a décima promovida anualmente pela organização e, de acordo com o programa, vai incidir nos sectores da indústria, comércio, turismo, banca, pescas, construção, infraestruturas, energias renováveis e não renováveis. 

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo