Economia

João Lourenço visita Textang II

dd

O Presidente da República desloca-se hoje, no período da manhã, às instalações industriais da Textang II, em Luanda, no município do Cazenga. A finalidade da visita passa por conhecer a fundo o estado actual da fábrica e deverá ter a duração de hora e meia.

A Textang II é uma das três fábricas têxteis construídas com fundos públicos e privatizadas de forma irregular, segundo divulgou, em Junho de 2019, o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE). As outras duas empresas são a África Têxtil, em Benguela, e a ex-Satec, no Dondo.
Segundo o IGAPE, em 2009, sob proposta do Ministério da Indústria, foi aprovado o Programa Executivo do Sector da Indústria para o período 2009-2012, que contemplava a reabilitação das três unidades fabris. À luz deste programa, o custo de reabilitação de cada uma das fábricas ascenderia a 50 milhões dólares.
O financiamento foi concedido por uma instituição financeira japonesa. Contrariamente ao estabelecido no programa, o valor final dos três projectos superou dez vezes os montantes inicialmente previstos, divulgou o IGAPE no ano passado.

FONTE:JA/AG

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo