Economia

Energia de origem térmica alimenta Lunda Sul

dd

A província da Lunda Sul acolhe, a partir desta terça-feira, o VIII Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Energia e Águas, numa altura em que tem as centrais térmicas como as principais fontes de distribuição e fornecimento de energia eléctrica.

Localizado no centro da região leste de Angola, com cerca de 537 mil e 587 habitantes, o município de Saurimo (sede da província) conta com duas centrais térmicas com uma potência de 13 megawatts, enquanto o Cacolo e o Muconda possuem grupos geradores com dois a três megawatts cada.

Os munícipes de Saurimo contam ainda com a energia eléctrica proveniente da barragem hidroeléctrica do Chicapa, que, de uma potência instalada de 16 megawatts, apenas quatro estão disponíveis para a cidade, perfazendo um total de 17, com os 13 das centrais térmicas.

Os outros 12 megawatts da barragem hidroeléctrica do Chicapa estão disponíveis para a Sociedade Mineira de Catoca (SMC), a maior empresa diamantífera do país.

Já o município do Dala, 160 quilómetros a sul da cidade de Saurimo, com 29 mil e 753 habitantes,  beneficia da energia proveniente do aproveitamento hidroeléctrico do Chihumbwe, com capacidade de 12 megawatts, estando disponível apenas um para a circunscrição.

Actualmente, a nível da província, 11 mil e 642 habitantes, dos quais 700 no município do Dala, beneficiam da energia proveniente das centrais térmicas e das barragens hidroeléctrica do Chicapa e Chihumbwe.

Fruto da insuficiência da capacidade de fornecimento de energia eléctrica na Lunda Sul, sobretudo no município de Saurimo, o governo local tem estado a envidar esforços no sentido de expandir a oferta do produto.

A solução de médio prazo encontrada é novamente a aquisição de grupos geradores com maior capacidade, para, até no primeiro trimestre de 2019, atender os bairros periféricos de Saurimo.

Trata-se dos bairros como Txizainga, Camahundju, Nhama, Kawazanga, algumas zonas do Candembe, Verde, Txicumina, Manauto, Sambukila e outros.

Neste quadro, estão em curso a construção de duas centrais térmicas nos bairros Txicumina e Nhama, de 19.6 e 20 megawatts, respectivamente.

De acordo com o director do Gabinete Provincial do Ambiente e Serviços Comunitários da Lunda Sul, Piedade João, a conclusão da central térmica do Nhama, com quatro grupos geradores, de cinco megawatts cada, está prevista para Dezembro do ano em curso, sendo que a do Txicumina, de 19.6, estará concluída apenas em 2019.

Com a entrada em funcionamento das referidas centrais, a província passará a contar com um total de 56 megawatts, o que contribuirá para o aumento de número de cidadãos a beneficiarem da energia da rede pública.

O responsável informou que está em carteira a construção da barragem hidroeléctrica do Chicapa 2, cujo início das obras está previsto para o ano 2019.


O Conselho Consultivo Alargado a ser orientado pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai analisar, entre outros assuntos, o plano director de desenvolvimento do sistema eléctrico 2018/2040 e a optimização de recursos e procedimentos para melhorar o fornecimento de energia e água na região leste de Angola.

O evento a decorrer sob o lema “o nosso desafio é melhorar os serviços de fornecimento de energia e água”, com a duração de dois dias, vai igualmente abordar questões relacionadas com a interligação do sistema energético leste.

Estarão ainda em análise as estratégias dos governos provinciais para a expansão do abastecimento de água e distribuição de energia e o plano de acção para o quinquénio 2018/2022.

Fonte: Angop/LD

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo

Hoje

37°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

27°C

Amanhã

Depois

Hoje

31°C

Amanhã

Depois

Hoje

35°C

Amanhã

Depois

Hoje

32°C

Amanhã

Depois

Hoje

37°C

Amanhã

Depois

Hoje

31°C

Amanhã

Depois

Hoje

32°C

Amanhã

Depois

Hoje

25°C

Amanhã

Depois

Hoje

32°C

Amanhã

Depois

Hoje

34°C

Amanhã

Depois

Hoje

33°C

Amanhã

Depois

Hoje

36°C

Amanhã

Depois

Hoje

30°C

Amanhã

Depois

Hoje

36°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

38°C

Amanhã

Depois

Hoje

34°C

Amanhã

Depois

Hoje

27°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

30°C

Amanhã

Depois