Economia

Clientes da ENDE no C. Sul devem mais de 600 milhões de Kwanzas

dd

Imagem: Angop

Imagem: Angop

Seiscentos e setenta e nove milhões de kwanzas é o valor da dívida acumulada desde Janeiro até a presente data, pelos clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, revelou no sábado, o director da instituição, João Filipe.

O responsável disse que a referida dívida tem estado a condicionar o programa de requalificação e expansão da rede de distribuição, bem como a instalação e manutenção de Postos de transformação (PT'S).

Actualmente a nível da província, prosseguiu, a ENDE conta com 11 mil e 642 clientes, dos mais de 700 no município do Dala, que beneficiam da energia provenientes de duas centrais térmicas, barragem hidroeléctrica do Chicapa e Tchihumbwe.

Acrescentou que a província tem uma potência instalada de 17.5 megawatts, estando apenas disponíveis 16.5.

“Com esta capacidade, a distribuição de energia eléctrica na cidade de Saurimo é regular, ou seja, 24/24, ao contrário dos dois anos anteriores onde o fornecimento era de 16 às 8 horas, devido à escassez de combustível”, realçou.

Disse que para a expansão da rede pública na província, está em carteira e contempla a instalação de 47 novos PT’S, fruto da construção em curso das centrais térmicas do Txicumina e Nhama, de 19.6 e 20 megawatts, respectivamente.

Com a entrada em funcionamento das referidas centrais, a província terá uma capacidade instalada de 56 megawatts de energia eléctrica.

Fonte: Angop/LD

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo