Economia

Apresentado Plano Director do sector dos transportes

dd

O Ministério dos Transportes apresentou, nesta sexta-feira, o Plano Director Nacional do sectores dos transportes, visando actualizar os estudos preliminares feitos por consultores nacionais e estrangeiros, nos subsectores marítimo, fluvial, ferroviário, aéreo e rodoviário.

No quadro desse plano, apresentado durante o workshop sobre Plano Director Nacional dos Transportes,    

decorrem também estudos preliminares de viabilidade da ligação ferroviária entre o Caminho de Ferro de Benguela e o Caminho de Ferro da Zâmbia.

Ao intervir no acto, o secretário de Estado dos Transportes, Guido Valdemar, referiu que o plano director servirá de parâmetro para melhorar o desempenho do sector.


Já o coordenador do programa, Eugénio Lima Fernandes, disse que o plano é financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), sublinhando que o mesmo permitir que os interessados em investir no sector dos transportes possam ter informações pertinentes sobre o sector.

No workshop, foram apresentados os avanços dos trabalhos feitos nos vários subsectores dos transportes para os próximos cinco anos.

Segundo Eugénio Lima, em relação ao primeiro encontro, realizado em 2018, houve uma evolução no sentido positivo, mas não há ainda uma implementação.

“Está-se a criar um plano para as bases do sector”, expressou.

Reconheceu o empenho dos consultores, nacionais e internacionais, e enalteceu a contribuição e dedicação da nova liderança, porquanto o projecto já vem de há 6 anos.

Fonte: Angop/AF

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo