Cultura

Grupo Carnavalesco Kabocomeu é um referência do Carnaval de Luanda

dd

O grupo Carnavalesco Kabocomeu dançou e fez vibrar a marginal de Luanda. Dificultando assim o trabalho dos júris que tem como Presidente de mesa Jomo Fortunato.

Kabocomeu dançou o Kazucuta e trouxe como canção " Dúvida" Grupo referencial da história do Carnaval de Luanda e vencedor da primeira edição do Carnaval do pós-independência, em 1978, o União Operário “Kabocomeu” foi fundado no dia 2 de Janeiro de 1952, em Luanda, pelo bailarino Joaquim António, o carismático, "Desliza", operário de construção civil que trabalhou nos armazéns da firma, “Diogo e Companhia”, na época colonial.

As canções "João Domingos Yó" e "Makudié", temas clássicos e representativos do Carnaval de Luanda, são da autoria do grande "Desliza", seu eterno e valorizado comandante.

No entanto, outros nomes marcaram a vida, a história e a magnitude da obra da União Operário “Kabocomeu”: Joaquim Júnior, vocalista principal, Eugénio Filipe, Vice-comandante, Adão Índio, José Manuel, dikanza, Zindoca, Antoninho, Antonica, Manuel Kilenge, Dafuba, Carlos Gouveia, Francisco Avelino, Aguenta Homem, Francisca Marcolino, Zita, Adão Alexandre e Santa Adelina, foliões que fizeram história no grupo.

TPA/ Esperança Gaspar/ Freud Sebastião

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo