Cultura

Escritor Gociante Patissa na Flipeló no Brasil

dd

O escritor Daniel Gociante Patissa participa na 2ª edição de Feira Literária do Pelourinho (FLIPELÓ) do Brasil, a decorrer no estado da Baía entre 8 a 12 deste mês. Em entrevista hoje, terça-feira, o escritor indicou que no estado da Baía vai dissertar, no dia 10 do corrente, sobre as dinâmicas culturais do país e particularmente da sua região, com enfoque para a questão da língua Umbundo (como aspecto transversal que apresentam as obras).

O escritor frisou que vai fazer uma incursão sobre as obras, o processo da escrita, o enquadramento da língua Umbundo nas suas obras e as dinâmicas culturais no geral, por serem temas como bastante interesse naquela parcela do Brasil com familiaridade africana. A sua ida ao Brasil reforça as relações internacionais de Angola nesta área de cultura, pois a Fundação Pedro Calmon (promotora do certame) é tutelada pela secretaria de estado da Cultura da República Federativa do Brasil, além de parceira da Casa de Cultura de Angola, tutelada pela embaixada angolana naquele país sul-americano.

A feira, um evento multidisciplinar, vai decorrer sob o lema “A amizade é o sal da vida”, uma frase do escritor Jorge Amado que servirá para uma homenagem a outra figura das letras, João Ubaldo Ribeiro, devendo promover em 13 espaços de cultura acesso gratuito a mais de 50 actividades, com perspectivas de mais de 50 mil participantes interessada pela arte da palavra e do estabelecimento de laços entre os fazedores da arte.

Para si, apesar de ser um convite individual, essa participação significa uma actividade de estado e não para visitar amigos, por isso “reveste-se de grande responsabilidade”.
Daniel Gociante Patissa conta já com oito obras lançadas no mercado literário, sendo três de poesias, igual número de contos, um de crónicas e de novelas. O escritor lamentou o estado actual das editoras do país, porém apelou à persistência na “auto-superação”, competência linguística e, na cultura geral, como factores que podem propiciar o êxito.

Sobre o momento actual da literatura em Benguela, disse acompanhar com  um sentimento de esperança e tristeza, ao mesmo tempo, porque, num dado momento, o sistema de ensino do país conheceu uma quebra de qualidade no perfil de saída dos estudantes. Muitos destes, segundo o escritor, sentem que têm ímpeto para a escrita, mas em termos de conhecimentos e habilidades linguísticas são bastante frágeis, o que constitui grande dilema de como alguém tornar-se um grande escritor se não dominar a língua de trabalho.

Considerou as redes sociais como sendo, em parte, um factor de distracção, se mal utilizadas, ou se usadas futilmente. O livro é uma prioridade, tal como o pão para a criança e segundo o entrevistado, além dos custos dos livros que afugentam os interessados, no país confunde-se muito as coisas, chegando ao ponto de se valorizar os espetáculos em detrimento da literatura.

Daniel Patissa lançou seu 1º livro em 2008, uma obra de poesia intitulada Consulado do vazio, tendo outros sete títulos surgido até ao ano 2017, nomeadamente A última ouvinte, (em 2010), Não tem pernas o tempo (2013), Guardanapo de papel (2014), Fatussengóla – o homem  do rádio que espalhava dúvidas (2014), O apito que não se ouviu (2015), Almas de porcelana (2016) e O homem que plantava aves, editado pela Penalux, na cidade de São Paulo, Brasil, em 2017.

Daniel Gociante Patissa nasceu na comuna de Monte-Belo (Bocoio), em Dezembro de 1978, tendo se licenciado em linguística (especialidade de inglês), pela Universidade Katyavala Bwila (ex-Agostinho Neto – núcleo de Benguela). É membro efectivo da União e Escritores Angolanos (UEA), colaborador do Jornal Cultura das Edições Novembro, sendo jornalista free lance.

O escritor angolano parte na noite de quarta-feira para a República Federativa do Brasil.

Fonte:Angop/MP

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo

Hoje

36°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

27°C

Amanhã

Depois

Hoje

32°C

Amanhã

Depois

Hoje

29°C

Amanhã

Depois

Hoje

33°C

Amanhã

Depois

Hoje

29°C

Amanhã

Depois

Hoje

22°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

30°C

Amanhã

Depois

Hoje

31°C

Amanhã

Depois

Hoje

30°C

Amanhã

Depois

Hoje

33°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

32°C

Amanhã

Depois

Hoje

22°C

Amanhã

Depois

Hoje

25°C

Amanhã

Depois

Hoje

38°C

Amanhã

Depois

Hoje

31°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

27°C

Amanhã

Depois