Cultura

Disponibilizados mais de 14 milhões de kwanzas para prémios do Carnaval

dd

União Recreativo do Kilamba (Arquivo)

Foto: Nelson Malamba

União Recreativo do Kilamba (Arquivo)

Foto: Nelson Malamba

Catorze milhões e 700 mil kwanzas é o montante disponibilizado pela Comissão Provincial Preparatória do Carnaval em prémios para os vencedores do Entrudo de Luanda, anunciou, nesta sexta-feira, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Manuel Gonçalves.

Falando em conferência de imprensa, o responsável ressaltou que o valor vai ser repartido pelas três classes, nomeadamente oito milhões de kwanzas para  A, quatro milhões de kwanzas para a B e dois milhões e 700 mil kwanzas para a infantil, respectivamente.      

O 1º classificado da classe A vai receber três milhões de kwanzas, o 2º dois milhões de kwanzas, o 3º um milhão e 200 mil kwanzas, o 4º um milhão de kwanzas e o 5º 800 mil kwanzas.

Para o 1º colocado da classe B está destinado um milhão e 500 mil kwanzas, o 2º um milhão de kwanzas, o 3º seiscentos mil kwanzas, o 4º quinhentos mil kwanzas e o 5º quatrocentos mil kwanzas.

Já o primeiro classificado da classe infantil vai receber um milhão de kwanzas, o 2º seiscentos mil kwanzas, o 3º quinhentos mil kwanzas, o 4º trezentos e cinquenta mil kwanzas e o 5º duzentos e cinquenta mil kwanzas.

Manuel Gonçalves adiantou que haverá ainda o Prémio BAI da Canção, que vai atribuir um milhão e 500 mil kwanzas para a classe A, para classe B um milhão de kwanzas e para a classe infantil 500 mil kwanzas.

Asseguramento do Carnaval

O comandante municipal da polícia de Luanda, superintendente chefe Gabriel Tito, sem avançar números, disse estarem preparadas em termos de forças suficientes para o asseguramento e de reserva, para patrulhamento e asseguramento apeado, viaturas, bicicletas, motorizadas, brigada de cavalaria e canina.

Estão acautelados oito espaços que serão chefiadas pelos segundos comandantes municipais de Luanda, três parques de estacionamento para viaturas com livre trânsito.

Explicou que os grupos carnavalescos escoltados  desde os seus pontos de partida para o desfile e o regresso, bem como está acautelado o asseguramento do Carnaval de rua fora da Nova Marginal de Luanda.

Por sua vez o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), Faustino Minguês, referiu estarem mobilizados mais de cinco mil efectivos das forças do comando provincial de Luanda.

Adiantou que terão viaturas de combate a incêndios, ambulâncias medicalizadas e de transportes, lotes de atendimentos pré-hospitalar, lanchas para patrulhamento da orla marítima.

Fonte: Angop/ AF

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo