Cultura

Chuva interrompe Carnaval no Huambo

dd

CARNAVAL SOB CHUVA NO HUAMBO

Foto: Valentino Yequenha

CARNAVAL SOB CHUVA NO HUAMBO

Foto: Valentino Yequenha

Uma forte chuva acompanhada por ventos intensos obrigou hoje, terça-feira, a interrupção do desfile do Carnaval2108 na província do Huambo.

Na altura em que a chuva começou a cair, 13 dos 17 grupos concorrentes já se tinham exibido na avenida Saidy Mingas, tendo a comissão organizadora decidido suspender o evento, para continuar na quarta-feira, às 9h00.

O desfile de adultos, que começou às 14h30, foi antecedido pela demonstração do grupo carnavalesco Fogo da Paz, do município da Chicala-Cholohanga, que domingo venceu, no mesmo recinto, a disputa infantil.

Seguiu-se a exibição dos 11 grupos de dança tradicional, da classe B de adultos, cujas canções, no estilo olundongo, apelavam para a prática da agricultura.

Na classe A, o primeiro a pisar o palco foi o grupo carnavalesco Velha Guarda, apontado como favorito ao título, tendo em conta a ausência do vencedor da edição passada, o grupo Ovinjenje do município do Chinjenje, convidado, pelo Ministério da Cultura, para desfilar na Nova Marginal, na capital angolana.

Terminados os 25 minutos, entrou em cena o grupo Ecos da Gruta, do município do Cachiungo, que, mesmo com o intensificar da chuva, soube gerir o tempo, mostrando coreografia, canção e indumentária atraente.

Estes dois grupos apelaram, nas suas canções e cartazes, o uso de redes mosquiteiras como medida de prevenção contra a malária, uma doença que está a causar muitas mortes nesta região.

Aos quatro grupos que vão desfilar na quarta-feira, a partir das 9h00s, se vão juntar dois blocos de animação.

Fonte: Angop/AF

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo