Ciência

NASA mais perto de desvendar os mistérios do Sol

dd

A NASA pode estar prestes a desvendar alguns dos mistérios do Sol graças à aproximação bem sucedida da sonda Parker ao Sol. Como conta o El País, a sonda entrou na atmosfera da estrela e foi capaz de recolher alguns dados importantes.

“Vimos que o vento solar avança formando ondas enormes que, numa questão de minutos, duplicam a sua velocidade chegando até aos 150 quilómetros por segundo”, apontou um físico da Universidade do Michigan e um dos responsáveis pela investigação, Justin Kasper, nas primeiras conclusões partilhadas na Nature.

A sonda Parker está a quase 25 milhões de quilómetros de distância do Sol, uma distância considerável mas que representou ainda assim um grande desafio para os engenheiros da NASA devido às altas temperatuas. Para fazer face a esta adversidade, a sonda Parker está equipada com um escudo de carbono capaz de resistir a temperaturas de 1.400ºC.

Este tipo de eventos ajuda os investigadores a perceber o que causa os ventos solares e como o clima no espaço afeta a Terrra, como também ajuda a entender processos fundamentais de como as estrelas operam e como lançam energia magnética à sua volta.

Em setembro de 2020, a sonda deve fazer um novo voo rasante, desta vez a três ou cinco mil milhões de quilómetros do Sol, e espera-se que mais informações sejam reveladas posteriormente.

Fonte: TECH AO MINUTO/BA

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo