Ciência

Ibuprofeno em demasia pode trazer problemas de fertilidade masculina

dd

Uma equipa de investigadores na Dinamarca analisou os efeitos de tomar 600 mg de Ibuprofeno durante seis semanas consecutivas num grupo de homens saudáveis com idades entre os 18 e os 35 anos. Os cientistas concluem que, após esse período a tomar o analgésico, os homens começaram a demonstrar sintomas detetados em pessoas mais velhas e fumadores, como atrofias musculares, disfunção erétil ou problemas de fertilidade. Neste grupo, os efeitos detetados foram apenas temporários e não agressivos. No entanto, os investigadores alertam que a toma do medicamento durante períodos mais prolongados pode conduzir a efeitos mais permanentes, noticia o The Guardian.

Uma das principais causas foi a redução da produção habitual de testosterona, que o organismo teve de compensar e que leva então a desequilíbrios.

David Møbjerg Kristensen, da Universidade de Copenhaga, diz que «a nossa principal preocupação é a fertilidade dos homens que usam estas drogas durante muito tempo. Estes componentes são bons para eliminar a dor, mas algumas pessoas usam-nos sem pensar neles como medicamentos».

Jiři Dvořák, responsável médico da FIFA, revelou que há uma tendência entre os jogadores de futebol de topo em usar anti-inflamatórios todos os dias, abusando de comprimidos que são legais e que estão facilmente disponíveis.

Outros estudos anteriores demonstraram que o abuso do Ibuprofeno pode levar a um aumento de risco de ataque cardíaco e a problemas em mulheres grávidas que podem inclusivamente resultar em abortos.

Fonte: Exame Informática/LD

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo