Ciência

Estudo diz que nenhum medicamento é eficaz contra covid-19

dd

Um estudo feito por cientistas da Universidade do Texas, analisando mais de 100 testes clínicos para enfrentar o novo coronavírus, mostrou que nenhuma droga mostrou eficácia evidente contra a doença. , 

O artigo científico, feito pela Associação Médica Americana, e publicado na plataforma Jama, comenta muitos dos medicamentos testados até o momento, inclusive a hidroxocloroquina, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Actualmente, não existem terapias eficazes comprovadas para esse vírus”, concluiu o estudo.

O estudo não dá grande destaque para a hidroxocloroquina. A publicação relata que a China alegou ter tratado com sucesso mais de 100 pacientes.  Os dados e resultados, no entanto, ainda não foram validados.

“Não existem evidências de alta qualidade para a eficácia do tratamento com cloroquina / hidroxicloroquina para SARS ou MERS”, define o levantamento.

De acordo com a publicação, o tratamento mais promissor até o momento é com remdesivir, utilizado contra ébola.

“A terapia mais promissora é o remdesivir. O remdesivir possui uma actividade in vitro potente contra o SARS-CoV-2, mas não é aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA e actualmente está sendo testado em estudos randomizados em andamento”, aponta.

Angop

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo