Ciência

Esta é a maneira mais saudável de beber café, diz a ciência

dd

Não há nada como tomar um café logo pela manhã para ganhar energia para mais um dia. Basta o aroma da bebida para agitar os nossos sentidos.

E acontece que o café é benéfico para a saúde, e pode até prolongar a sua vida - mas apenas se o preparar com um filtro, diz um novo estudo publicado esta quarta-feira no European Journal of Preventive Cardiology.

"O café não filtrado contém substâncias que aumentam o colesterol no sangue. O uso de um filtro remove-as e torna menos prováveis os ataques cardíacos e a morte prematura", resumiu o autor do estudo, Dag Thelle, professor no departamento de saúde pública e medicina comunitária da Universidade de Gotemburgo, Suécia, à CNN.

"O nosso estudo fornece evidências fortes e convincentes de uma ligação entre métodos de fabrico de café, ataques cardíacos e longevidade", disse Thelle.

O novo estudo acompanhou mais de meio milhão de homens e mulheres noruegueses saudáveis entre os 20 e os 79 anos de idade durante um período de 20 anos. Os resultados mostraram que beber café não filtrado aumentou o risco de morte em homens com 60 anos ou mais, devido à elevada mortalidade cardiovascular.

Já o café filtrado foi associado a um risco reduzido de 15% de morte por qualquer causa, um risco reduzido de 12% de morte por doenças cardiovasculares nos homens e um risco reduzido de 20% de morte por doenças cardíacas nas mulheres, quando comparado a não tomar café.

Fonte:N.M/JS


PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo