Ciência

Época de cacimbo tem início oficial hoje

dd

A época seca ou de cacimbo, tem início oficial hoje, 15 de Maio, em toda a extensão do território nacional, com mudanças significativas dos elementos meteorológicos, informa o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET).

 De acordo com o referido instituto, tais mudanças consubstanciam-se na descida gradual da temperatura do ar e no aumento da pressão atmosférica e da humidade relativa, em que o regime e padrão do vento e da nebulosidade (obscuridade) alteram substancialmente.

Como o clima não é taxativamente igual em todas as regiões de Angola, em algumas províncias a época começa mais cedo e em outras mais tarde, mas a estação estende-se de 15 de Maio a 15 de Agosto.

O território de Angola está situado na zona tropical (quente) onde o clima é fortemente influenciado por um conjunto de factores dos quais se destaca a latitude (de 6 a 18 graus) e a altitude. 

A influência geografia na variação da temperatura, designadamente a corrente fria de Benguela e as bacias hidrográficas do Zaire, Zambeze, Cuanza, Cuando Cubango e Cunene, possibilitam a existência destas duas estações, mais ou menos, bem diferenciadas.

A temperatura é, também, influenciada pelos anticiclones de Santa Helena e do Índico; quando estes se localizam a 25 graus de latitude Sul e se verifica o afastamento da depressão térmica, haverá maior entrada de ar fresco para o território nacional e, consequentemente, o aumento do frio.

Nesta primeira manhã de cacimbo, o INAMET prognostica para o norte do país, neblina ou nevoeiro matinal no Zaire, Malanje e Luanda; no centro céu muito nublado pela madrugada e manhã; no sul céu muito nublado, com neblina ou nevoeiro matinal.

TPA com Angop/EG

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo