Duas estrelas colidiram e deram "espectáculo" que todos os cientistas esperavam

Pela primeira vez, os cientistas detectaram luz ligada a um acontecimento de ondas gravitacionais, graças à colisão de duas estrelas de neutrões super densas na galáxia NGC 4993.

Uma enorme explosão resultou do choque das duas estrelas, cada uma com quase 20 quilómetros de diâmetro, que distorceram o espaço-tempo enquanto se movimentavam uma em direção à outra até finalmente colidirem.

O par rodopiou centenas de vezes por segundo antes de se fundir, produzindo uma explosão de raios-gama e, ao mesmo tempo, uma "kilonova", que, explica o site http://www.astropt.org, "emite mais radiação em luz visível e infravermelha por segundo do que o Sol em vários anos"

"É disto que todos temos estado à espera", congratula-se o director executivo do laboratório LIGO na Califónia.

A análise da luz permitiu ainda outra descoberta surpreeendente: a produção de ouro, entre outros metais e elementos pesados.

"Isto diz-nos que os elementos pesados, como o ouro ou a platina das jóias, são as cinzas forjadas nos restos, a milhares de milhões de graus, da fusão de uma estrela de neutrões", resume Joe Lyman, da University of Warwick, Reino Unido, um dos centenas de cientistas envolvidos na descoberta.

A onda gravitacional foi detetada às 13h41 de agosto deste ano pelos detetores do LIGO (Observatório de Interferometria Laser de Ondas Gravitacionais).

Os investigadores interncionais esperam passar agora vários meses a analisar uma verdadeira montanha de dados.

"Isto é ciência extremamente excitante", entusiasma-se Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica da NASA.

Fonte: MSN/LD