Outras modalidades

Renault: rompimento com Red Bull trará maior foco

dd

A parceria de longa data entre Red Bull e Renault chegará ao fim após a atual temporada, já que a equipe passará a usar motores Honda em 2019.

Chefe esportivo da Renault na F1, Cyril Abiteboul alegou que o desejo de sua empresa por trabalhar com a Red Bull resultou no fato de ter de fazer concessões com o desenho de seu motor para atender às necessidades aerodinâmicas da equipe.

A fabricante francesa também teve de incorporar testes especiais para a Red Bull, que tem um fornecedor de combustível diferente da equipe oficial da Renault e da outra cliente, a McLaren.

Abiteboul disse ao Motorsport.com que o impacto de fornecer motores a duas equipes em vez de três “não é grande”, mas afirmou que, “quando tinha de encontrar o meio termo ideal entre McLaren, equipe oficial e Red Bull, às vezes perdíamos muito tempo, e isso pode ser confuso”.

“Sabíamos como trabalhar juntos extremamente bem”, disse Abiteboul sobre a Red Bull. “O processo estava bem estabelecido, as linhas de comunicação estavam bem estabelecidas.”

“Por outro lado, a Red Bull é uma equipe bem grande e muito exigente, com altas expectativas.”

“Às vezes, ela exigia algum esforço adicional de nossos caras, com concessões entre seus pedidos e a prioridade que naturalmente é dada aos desejos de Enstone, sobretudo no que diz respeito à integração entre motor e chassi.”

“Às vezes, gastávamos um pouco de tempo e energia lidando com seus pedidos que, às vezes, podiam ser um pouco excêntricos.”

“Isso nos permitirá ter foco. Essencialmente, é isso que vai mudar.”

A Red Bull tem construído regularmente um dos chassis mais fortes nos últimos dez anos, com ênfase na performance aerodinâmica sob a liderança de Adrian Newey.

Abiteboul disse que era o departamento aerodinâmico da Red Bull que fazia pedidos “excêntricos do ponto de vista de fornecedora de motor”, mas que isso não é algo com o qual a Renault precisa se preocupar mais.

O foco da Renault será desenvolver o motor para seu próprio carro com um “diálogo aberto” com a McLaren, além de como remanejar seus funcionários de pista que vinham trabalhando com a Red Bull.

Ele disse: “Entendemos isso, olhando pela otimização de performance global, mas sempre é um enorme desafio encontrar o meio termo entre o que é ideal para um e o que é ideal para outro.”

“Às vezes, isso causou problemas. Essas coisas melhoraram com o tempo. Acho que o pior foi em 2014, quando não estávamos indo bem com o resfriamento.”

“Nós frequentemente debatemos sobre a posição do escapamento, porque olhe como é na Red Bull e como é na Renault e você verá que a aerodinâmica do carro é diferente.”

“A Red Bull é muito melhor, é óbvio. Tem sido um desafio enorme do lado do motor.”

Fonte:F1/RM

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo

Hoje

23°C

Amanhã

Depois

Hoje

21°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

18°C

Amanhã

Depois

Hoje

22°C

Amanhã

Depois

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois

Hoje

16°C

Amanhã

Depois

Hoje

22°C

Amanhã

Depois

Hoje

21°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

22°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

21°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

22°C

Amanhã

Depois

Hoje

21°C

Amanhã

Depois