Outras modalidades

Campeã mundial infantil de Jiu-jitsu recebida em apoteose

dd

KARIANA NETO, CAMOEÃ MUNDIAL DE JIU-JITSU NA CATEGORIA INFANTIL

Foto: Henri Celso (Angop)

KARIANA NETO, CAMOEÃ MUNDIAL DE JIU-JITSU NA CATEGORIA INFANTIL

Foto: Henri Celso (Angop)

A angolana Kiriana Neto, de sete anos de idade, campeã do mundo de jiu-jitsu (versão brasileira) na categoria infantil, chegou na tarde desta terça-feira a Luanda, onde foi recebida em apoteose por centenas de pessoas, entre familiares, amigos, desportistas (lutadores), treinadores e outros cidadãos.

No Aeroporto de Luanda, Kiriane Neto, que se mostrou radiante e emocionada, afirmou estar satisfeita pela conquista e que sempre confiou e acreditou na possibilidade de tornar-se campeã mundial.

A atleta, que representa a Escola Luneto Power Gym, reconheceu o valor das outras participantes, com destaque para a brasileira Márcia Mascarenha, sua adversária na final.

Segundo Américo dos Santos, treinador de Kiriane Neto, sempre confiou nas qualidades e capacidades da atleta, tendo em conta a sua dedicação e interesse na modalidade.

Valorizou não sou a campeã, mas também os restantes atletas angolanos da modalidade, por existir um enorme talento nos escalões de formação, apelando as entidades interessadas em patrocinar esses lutadores que podem trazer muitas alegrias aos angolanos.

Esta foi a sua primeira participação num campeonato do mundo da modalidade, depois de ter vencido o campeonato africano, a 3 de Março de 2019, na África do Sul.

Além de Kiriana, Angola venceu já o mundial de jiu-jitsu, versão brasileira, pelos atletas Walter Lobão, Catarina Araújo (2016), Érick Rocha, Victor Santos, Omar Sousa (2014) e Walter Faustino em 2012.

O Jiu-jitsu é um método de luta desenvolvido no Japão por volta do século XVI, que envolve técnicas de bater, dar pontapés, joelhadas, fazer estrangulamentos e imobilizações, junto com o uso de partes duras do corpo contra pontos vulneráveis do antagonista.

TPA com Angop/AF

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo