Futebol Nacional

Taça das Comunidades entra na fase final

dd

A segunda edição do torneio sub-14 de futebol denominado Taça das Comunidades, que envolve 20 equipas das diversas províncias, entra quinta-feira na fase final com a disputa dos quartos de final no complexo Paz Flor, em Luanda.

Iniciada a 21 de Janeiro com 20 equipas, distribuídas em quatro grupos de cinco, a prova apurou os dois primeiros classificados para a fase a eliminar após disputarem num sistema de todos contra todos a uma volta.

No grupo A, apuraram-se o Santa Rita de Cássia, actual detentor do título, com 10 pontos, seguido da Escola de Futebol do Prenda (9); No B sairam BTK do namibe e Sporting da Catumbela, ambos com nove. Na série C, superiorizaram-se Garotos de Malanje, com 12 pontos, e Escola Campo Livre (9), enquanto na D apuraram-se Recreativo do Songo (12) e FC Seul (9).

Nesta fase de grupos concluída terça-feira, sagrou-se melhor marcador Agostinho Kanute do BTK do Namibe com 13 golos, seguido por Adriano artur do Santa Rita do Uige (10 golos).

O resultado mais desnivelado desta fase foi protagonizado pelo Santa Rita, campeão em título, ao "cilindrar" o Imparável FC da Floresta, por 11-2.

Após a realização de 40 partidas, não se registou qualquer encontro terminado em branco. A partida que registou menos golos foi entre Engenhocas.com e Escola Campo Livre (0-1). Registaram-se cinco empates tendo o mais "dilatado" sido um 5-5 entre Sporting Rainha de Catumbela e Kamba Academia.

Esta edição da Taça das Comunidades destina-se a crianças entre os 8-14 anos e, segundo a organização, visa, recorrendo à capacidade mobilizadora proporcionada pelo desporto, estimular o espírito comunitário e o estabelecimento de redes de parceria, procurando, assim, promover princípios e valores tais como a camaradagem, resiliência, solidariedade e altruísmo, como estratégia de intervenção na sociedade.

A I edição deste evento realizou-se em 2016 sob o lema “A bola é do musseque”, com a presença de equipas das províncias de Luanda, Malanje, Uíge, Cuanza - Norte e Namibe, com vitória do Santa Rita de Cássia FC. 

Trata-se de uma promoção da Associação Kandengue Habilidoso, uma organização sem fins lucrativos, que organiza torneiros sob a égide da cooperação, e da solidariedade social. 

Já promoveu, através do seu patrono (Akwá), a presença de “estrelas” internacionais, como o Luís Figo em 2010, Samuel Eto'o em 2011 e Trésor Lualua em 2012, no âmbito da organização de jogos solidários. 
 

PROGRAMA DOS QUARTOS DE FINAL 

(1 de Fevereiro)

09h15 - Santa Rita - Escola Campo Livre

10h30 - Garotos de Malanje - Escola de Futebol do Prenda

16h30 - Sporting da Catumbela - Escolinha FC Seul

18h00 - Recreativo Songo - Kamba Academia

fonte: Angop/LD

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo