Futebol Nacional

Palancas Negras privilegiam táctica

dd

A Selecção Nacional de Honras de futebol retoma hoje, às 16 horas, o ciclo de treinos no Estádio Nacional da Cidadela, depois da pausa para os festejos de Natal, com os 31 pré-seleccionados a entrarem na segunda semana de preparação, tendo em vista a disputa do Campeonato Africano das Nações (CHAN), a decorrer de 13 de Janeiro a 4 de Fevereiro, em Marrocos.

Depois de uma semana de observação e de intensa preparação, intercalando treinos físicos e técnicos, o seleccionador Srdjan Vasiljevic vai centrar os trabalhos nos processos de jogo a utilizar no “africano”, já que restam 21 dias para o jogo de estreia diante do Burkina Faso, relativo ao Grupo D do CHAN, que integra também Camarões e Congo Brazzaville.
Srdjan Vasiljevic vai aproveitar os jogos de treino pa­ra corrigir imperfeições, dar maior consistência aos jogadores, bem como reduzir o grupo de trabalho, para na próxima semana definir os 23 eleitos para a “operação”Agadir.
Esta semana e a próxima vão ser decisivas, pelo que os jogadores são chamados a redobrarem os esforços, caso queiram constar entre os convocados.
Nos quatro sectores da equipa nacional há muito equilíbrio, visto que todos os atletas trabalham para merecer a confiança do técnico sérvio, que tem à disposição quatro guarda-redes, 12 defesas, nove médios e seis atacantes. “Temos vindo a registar muita entrega e dedicação. Os jogadores fazem de tudo para garantir um lugar nos 23 a serem eleitos. Penso que o trabalho que está a ser implementado pela nova equipa técnica é um bom aprendizado”, salientou à imprensa o treinador-adjunto, Love Cabungula.
Apesar do início tardio da preparação, o antigo goleador do Girabola mostrou-se confiante numa excelente campanha de Angola no CHAN, minimizando a presença dos Camarões e Congo Brazzaville no mesmo grupo. “Estamos a trabalhar com este pensamento. Tal como os nossos adversários, am­bicionamos o apuramento para a fase seguinte. Temos de preocupar-nos connosco. Respeitamos os nossos adversários, mas não os tememos”, garantiu Love Cabungula.
Na qualidade de único país lusófono representado, a Selecção Nacional não pretende defraudar os adeptos do futebol angolano, como refere o treinador-adjunto de Srdjan Vasiljevic.
“Neste capítulo, as nossas responsabilidades aumentam cada vez mais. Pelo trabalho que está a ser idealizado, estou convencido de que vamos fazer uma boa campanha no CHAN, que visa dignificar as cores nacionais e dos países de expressão portuguesa”, disse Love Cabungula. Durante uma semana, a Selecção Nacional realizou 11 sessões de treino, alternando a preparação entre o viveiro do Estádio Nacional 11 de Novembro e a Cidadela Desportiva. O arranque da preparação foi marcado por algum absentismo, com os seis jogado­res convocados do Petro de Luanda a falharem a concentração, designadamente Gérson, Wilson, Mira, Manguxi, Herenilson e Job.
Na quarta-feira, com excepção do guarda-redes Gérson por razões familiares, os restantes atletas integraram o conjunto angolano. Dos nove atletas do 1º de Agosto, apenas o lateral esquerdo Natael trabalha com o grupo. Dani Massunguna, Geraldo, Paizo, Chow, Buá, Nelson da Luz, Macaia e Neblú estão ausentes ou por lesão ou por problemas familiares.
Com a indisponibilidade dos atletas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto, o técnico Srdjan Vasiljevic teve de convocar outros jogadores, nomeadamente Medá (Real Sambila), Josué (Kabuscorp do Palanca), Adilson (Recre­ativo da Caála), Jotabé e Gui  (FC Bravos do Maquis), Lito (Académica do Lobito), Jó ( Desportivo da Huíla), Fofó Meg e Buchinho (Progresso do Sambizanga) e Chiló (Interclube).

Primeiro balanço


Apesar das situações que ocorreram, Love Cabungula faz um balanço positivo da primeira fase, porque os jogadores tiveram um desempenho acima da média. “Temos de elogiar a forma como os atletas abordaram a preparação. Souberam acatar as orientações da equipa técnica. Portanto, estamos satisfeitos pela entrega e abnegação ao trabalho”, realçou o antigo internacional angolano, hoje nas vestes de técnico-adjunto.

Fonte: JA/LD

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

30°C

Amanhã

Depois

Hoje

29°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

20°C

Amanhã

Depois

Hoje

28°C

Amanhã

Depois

Hoje

22°C

Amanhã

Depois

Hoje

24°C

Amanhã

Depois

Hoje

29°C

Amanhã

Depois

Hoje

19°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois

Hoje

33°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois

Hoje

25°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

29°C

Amanhã

Depois

Hoje

30°C

Amanhã

Depois

Hoje

26°C

Amanhã

Depois

Hoje

28°C

Amanhã

Depois

Hoje

30°C

Amanhã

Depois

Hoje

23°C

Amanhã

Depois