Futebol Nacional

Girabola: Petro goleia Progresso no fecho da primeira volta

dd

Foto: Rosário dos Santos

Foto: Rosário dos Santos

O Petro de Luanda goleou hoje, no Estádio 11 de Novembro, o Progresso do Sambizanga, por 3-0, no “derby” que marcou a “despedida” dos “sambilas” na primeira volta do campeonato nacional de futebol da primeira divisão, Girabola2018/19.

O jogo foi realizado de forma antecipada devido a participação dos “petrolíferos” na fase de grupos da Taça da Confederação Africana de futebol, competição em que começam a jogar domingo diante do NA Hussein Day da Argélia.

Tiago Azulão, goleador do Petro, no primeiro ataque teve a oportunidade de abrir o activo, mas o seu remate não levou o efeito desejado, tendo a bola batido na malha lateral.

Na primeira parte, as equipas beneficiaram de oportunidades claras de golo, mas com os seus jogadores perdulários, por um lado, e noutros casos os guarda-redes foram chamados a mostrar serviço com defesas apertadas. O nulo prevaleceu até ao intervalo.

No reatamento, os “tricolores” colocaram em campo Tony em substituição de Carlinhos, que teve pouca visibilidade na etapa inicial.

A caminhada da equipa vencedora  começou aos 60 minutos, quando o defesa sambila Eliseu foi expulso, depois de ver a segunda cartolina amarela, situação que o Petro soube tirar proveito oito minutos depois, com Tony, de cabeça, abrir o activo após cruzamento de Job.

O golo deixou o Progresso meio desencontrado, o Petro dominou o jogo e ampliou o marcador aos 75’, novamente por Tony, num remate colocado, depois de receber a bola de Job, elevando para 2-0.

Notava-se um Progresso com moral baixa e sem muitos argumentos para travar o adversário, pois este estava em superioridade numérica e chegou ao terceiro golo aos 82 minutos. Era o hat-trick do brasileiro Tony, que aproveitou um ressalto de bola num lance não concretizado por Tiago Azulão.

Já no tempo de compensação, o capitão do Progresso, Yano, esteve próximo de marcar o tento de honra, mas frente a baliza atirou a bola por cima.

O Petro ocupa, à condição, a segunda posição da tabela classificativa, com 27 pontos, mas tem ainda três jogos por disputar, diante do 1º de Agosto, Sagrada Esperança e Desportivo da Huíla, para acerto de calendário no mês de Fevereiro.

O Progresso mantém-se no quinto posto, com 22 pontos, numa prova liderada pelo Desportivo da Huíla, com 28.  

Fonte: Angop / EB

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo