Futebol Nacional

Desportivo anima Girabola com vitória frente ao Petro

dd

A recrear a história bíblica da imprevisível vitória de Davi sobre Golias, o Desportivo da Huíla apimentou a disputa do título do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola, ao superar o Petro de Luanda, por 1-0, hoje, em pleno Estádio 11 de Novembro, na conclusão da 18ª jornada.

 

Puxados para baixos nos prognósticos, pela força dos números do histórico dos desafios entre os dois emblemas, na capital, amplamente favoráveis aos tricolores, os militares da Região Sul conseguiram, sem fazer onda, um triunfo muito festejado no balneário do 1º de Agosto, o principal beneficiário do desaire do arqui-rival.
Com rigor táctico, disciplina e, sobretudo, ousadia, os pupilos de Mário Soares contrariaram os intentos da equipa do espanhol Antonio Cosano, mais uma vez substituído por Flávio Amado, por estar a cumprir 30 dias de suspensão. Rápidos e pressionantes na procura da segunda bola, os huilanos emperraram a proposta de jogo dos líderes da prova, 50 pontos.
O triunfo do Desportivo assentou no êxito da estratégia virada para a anulação do meio campo do Petro, obrigado a flanquear, face ao bloqueio imposto a Herenilson, pêndulo nas transições ofensivas e no reposicionamento defensivo. Olhos no olhos, o actual quarto classificado, agora com 37 pontos, mostrou os músculos ao candidato ao título.
Várias foram as investidas dos visitantes, a seguir ao soar do apito do árbitro Aylton Carmelino para o início do desafio. Os petrolíferos chegaram à baliza defendida por Ndulo apenas à passagem dos seis minutos, já Élber tinha enfrentado calafrios.

Fonte:JA/JS

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo