Futebol Internacional

Portugal sagra-se campeão da Europa de sub19

dd

Portugal sagrou-se este domingo pela quarta vez campeão da Europa de futebol na categoria de sub-19, depois de vencer na final a Itália por 4-3 (após prolongamento). Um triunfo saboroso da geração que há dois anos já havia celebrado a conquista do Europeu de sub-17.

Diante da Itália, na final deste torneio organizado pela UEFA na Finlândia, a equipa de Hélio Sousa chegou a ter dois golos de vantagem a meio da segunda parte, mas em dois minutos deixou-se empatar.

Finalista vencido no Europeu de há um ano diante da Inglaterra, Portugal defrontou a campeã europeia da categoria de 2003 pela segunda vez neste torneio depois de ter perdido (2-3) o primeiro duelo ainda na fase de grupos, numa partida em que alinhou a maior parte do tempo reduzido a 10 jogadores.

O primeiro golo foi da autoria de "Jota" (João Filipe, Benfica), já no período de descontos da primeira parte, num lance infeliz do guarda-redes transalpino, Alessandro Plizzari. Aos 72 minutos, Francisco Trincão (Sp. Braga) dilatou a vantagem portuguesa, na recarga a um remate de "Jota".

Parecia resolvido, mas Moise Kean (Juventus), que havia entrado ao intervalo, marcou aos 75 e 76 minutos, deixando tudo em aberto para um final de jogo empolgante.

Foi necessário recorrer a um prolongamento. Uma vez mais, Portugal voltou a adiantar-se no marcador, com mais um golo de "Jota", aos 104 minutos. Porém, os italianos voltaram a pressionar e conseguiram novamente igualar o marcador, por Gianluca Scamacca (Sassuolo), aos 107.

A equipa das quinas mostrou-se imune ao golo sofrido e Pedro Correia (Deportivo da Corunha) assinou mesmo o 4-3 aos 115 minutos, colocando um ponto final num jogo marcante para o futebol luso.

O título de 2018 vem juntar-se aos já conquiistados pelos sub-19 portugueses em 1961, 1996 e 1999.

Campeões recebidos terça-feira em Belém

O Presidente da República saudou a vitória de Portugal na final do Europeu de Sub-19, considerando-a "um novo ponto alto do futebol português" através de jovens que "fazem acreditar no futuro".

Na mensagem de felicitações aos novos campeões europeus, divulgada no portal da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa assinala que "a alegria" que estes jovens futebolistas "trouxeram a Portugal merece o reconhecimento do Presidente da República" e os "parabéns por esta grande vitória (...), muito sofrida e heroica".

Fonte da Presidência da República disse à Lusa que Marcelo Rebelo de Sousa irá receber a seleção portuguesa de futebol de sub-19 na terça-feira ao final da manhã, no Palácio de Belém, em Lisboa.

fonte: Euronews/LD

PUBLICIDADE
voltar ao topo

o tempo